Início » Internacional » Pentágono exumará restos mortais de 388 soldados mortos em Pearl Harbor
Identificação Histórica

Pentágono exumará restos mortais de 388 soldados mortos em Pearl Harbor

Objetivo do Departamento de Defesa é identificar mais de 60% dos soldados que foram mortos no ataque japonês e enterrados como desconhecidos

Pentágono exumará restos mortais de 388 soldados mortos em Pearl Harbor
Corpos serão retirados do Cemitério Memorial Nacional do Pacífico e encaminhados ao laboratório do Departamento de Defesa (Foto: Reprodução/Internet)

Os militares dos Estados Unidos planejam exumar os restos mortais de 388 soldados americanos mortos durante o ataque japonês à Pearl Harbor, em 1941. A medida tem como objetivo identificar os soldados através de testes de DNA.

O esforço será concentrado nos marinheiros do navio USS Oklahoma, que permanecem anônimos mais de 70 anos após o ataque surpresa que motivou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

O navio afundou quando foi atingido por torpedos japoneses, 429 oficiais morreram no ataque. Os corpos da maior parte da tripulação não foram identificados e acabaram enterrados de forma anônima no Cemitério Memorial Nacional do Pacífico, em Honolulu, Havaí.

A decisão pela exumação foi tomada pelo Pentágono e os restos mortais serão encaminhados ao laboratório do Departamento de Defesa americano, no Havaí. Lá serão realizadas análises com técnicas forenses, incluindo testes de DNA, segundo um relatório da agência.

“Os recentes avanços da ciência forense e da tecnologia, bem como na assistência familiar em providenciar informações genéticas, já tornou possível a identificação individual de muitos militares enterrados em sepulturas marcadas como “desconhecido”, afirmou o vice-secretário de defesa, Robert Work, em um memorando.

Uma nova política aprovada no Pentágono abre o precedente para a exumação de tropas não identificadas em cemitérios militares. Para isso é necessário que se comprove a capacidade de tirar do anonimato 60% dos corpos. Os especialistas da agência irão coletar amostras para comparação do DNA e registros de arcada dentária.

Fontes:
The Guardian-US military to exhume Pearl Harbor attack remains to identify troops

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *