Início » Internacional » Pentágono tenta acelerar a transferência de presos em Guantánamo
Política dos EUA

Pentágono tenta acelerar a transferência de presos em Guantánamo

Parlamentares se mostraram contrários a proposta de Obama desde os primeiros meses de mandato e tentam impedir as transferências

Pentágono tenta acelerar a transferência de presos em Guantánamo
Pentágono tenta antecipar transferências de presos para que o congresso não consiga impedir (Foto: Reprodução/Internet)

Diante de um potencial embate com o Congresso, o Pentágono tenta acelerar a transferência de 12 detentos do presídio de Guantánamo, em Cuba. Nos próximos meses, os parlamentares americanos podem bloquear futuros deslocamentos dos presos e frustrar o plano do presidente Barack Obama de fechar a prisão militar dos Estados Unidos.

Autoridades do Pentágono pretendem enviar dez prisioneiros para prisões no exterior possivelmente em junho. A expectativa é que os 57 presos que tem seus deslocamentos aprovados estejam reassentados até o fim de 2015. Isso exigiria a boa vontade de países de destino, que teriam de concordar em receber entre 10 e 20 detentos iemenitas que não podem retornar a sua terra natal por motivos de segurança.

“Eu estou preocupado com o tempo. Isso vai exigir uma grande negociação e alguns países irão ter de ser compreensivos em relação à situação”, afirmou ao Washington Post um funcionário do Departamento de Defesa que não quis se identificar.

O que fazer com o restante dos presos que ainda estão sendo julgados ou que foram considerados perigosos demais para serem liberados é uma questão que ainda paira sobre a Casa Branca, que mudará de mãos com o fim do mandato de Obama em 2017.

O Congresso tenta congelar o processo de retirada dos presos de Guantánamo. O presídio tem 122 pessoas confinadas atualmente. Os agentes do governo tentam encontrar brechas para encerrar as atividades do presídio de forma unilateral e levar os detentos a julgamento nos EUA, fato que o Congresso se opõe desde a posse de Obama.

Fontes:
Washington Post-Facing threat in Congress, Pentagon races to resettle Guantanamo inmates

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *