Início » Vida » Comportamento » Pequim quer envergonhar publicamente turistas chineses sem modos
Turistas chineses

Pequim quer envergonhar publicamente turistas chineses sem modos

Apesar de uma série de apelos do governo, o mau comportamento de turistas chineses continua

Pequim quer envergonhar publicamente turistas chineses sem modos
Em 2013, adolescente chinês raspou uma estátua egípcia antiga para escrever 'Ding Jinhao esteve aqui' (Reprodução/Uol)

A mídia chinesa relatou que Pequim estuda novas medidas para combater um problema crescente: o mau comportamento de turistas chineses no exterior. O diretor da Administração Nacional de Turismo, Li Jinzao, anunciou uma possível tática para melhorar o comportamento dos turistas. A ideia é envergonhá-los publicamente. Ele encorajou turistas chineses a filmarem ou tirarem fotos de mau comportamento. Esses registros deveriam ser passados  para as autoridades para que as evidências fossem publicadas.

Li Jinzao também disse que os registros de problemas com turistas seriam mantidos em arquivo. Esses turistas receberiam mensagens lembrando sobre o comportamento que tiveram. Durante os últimos anos, o comportamento de alguns chineses no exterior se tornou uma fonte de constrangimento para a nação. Muitas histórias de turistas chineses mostrando falta de civilidade se tornaram virais na internet, como a de um adolescente chinês que raspou uma estátua egípcia antiga para escrever “Ding Jinhao esteve aqui” e de um grupo que lavou os pés no museu do Louvre, em Paris.

O governo chinês tem feito uma série de apelos para que os turistas se comportem. Em 2013, o primeiro-ministro chinês Wang Yang criticou o “comportamento incivilizado” de seus compatriotas quando viajavam para o exterior, e teve a ideia de criar um manual para reforçar seu pedido. Mais tarde, naquele ano, a China aprovou a sua primeira “lei de turismo” que exigia que os turistas deveriam respeitar os costumes locais. A emissora estatal da China ainda exibiu um vídeo de serviço público que usa “pandas maus” para mostrar o que não deveria se feito no exterior.

O comportamento chinês parece ofender mais a própria China do que os outros países estrangeiros. Nos últimos anos, estudos e pesquisas indicam americanos, britânicos, franceses e canadenses como “os piores turistas do mundo”.

Se os turistas chineses estão realmente envergonhando a China, isso pode ser um reflexo das mudanças no país. No passado, poucos cidadãos chineses podiam viajar para o exterior. Entretanto, como o país se tornou mais rico e aberto, mais cidadãos estão tendo essa oportunidade.

Fontes:
The Washington Post-Beijing is embarrassed about unruly Chinese tourists and plans to ‘publicly shame’ them

1 Opinião

  1. DJALMA P BENTES disse:

    Essa boa atitude de um país responsável, JAMAIS acontecerá em nosso judiado Brasil, enquanto esse desgoverno petralha estiver presente; muito pelo contrário, serão incentivados ou no mínimo receberão solidariedade como foi com o traficante internacional condenado na Indonésia. É mole ? Acha pouco ? Vem mais por aí !

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *