Início » Internacional » Peres escolhe líder conservador para formar novo governo
Israel

Peres escolhe líder conservador para formar novo governo

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O líder do partido conservador Likud, Binyamin Netanyahu, será escolhido pelo presidente de Israel, Shimon Peres, para formar a coalizão de governo com maioria no Parlamento e obter assim o cargo de primeiro-ministro. O partido conservador ficou em segundo lugar nas eleições, com uma cadeira a menos do que o partido centrista e governante Kadima. Mas a vitória do bloco da direita, que vai apoiar Netanyahu em reuniões com o presidente Peres, fortaleceu o líder do Likud.

Netanyahu disse em reunião com o presidente de Israel que está disposto a estimular a formação de um governo de união nacional. O líder do partido conservador declarou que entende a necessidade de unidade e que convocará o Kadima para negociações assim que for encarregado de criar uma coalizão. Para conseguir a união, é provável que Netanyahu ofereça a Tzipi Livni, líder do Kadima, que continue como chanceler e outros cargos de alto escalão para o partido.

O líder do Likud era o grande favorito para as eleições legislativas israelenses. Netanyahu é ex-primeiro-ministro e usou com sucesso a insatisfação dos eleitores com o governo e a tentativa frustrada de Israel em tentar acabar com os ataques de foguetes palestinos, com a ofensiva contra o Hamas. Durante a campanha, Netanyahu disse que, se ele fosse primeiro-ministro, não teria encerrado "tão cedo" a ofensiva.

Ele defende uma posição mais rígida na negociação com os palestinos e se opõe às concessões do governo de Israel, que deixou unilateralmente o conflito de Gaza. Em 22 dias de bombardeios, a ofensiva militar na Faixa de Gaza deixou 1.300 palestinos mortos, a maior parte civis.

Fontes:
Folha Online - Presidente de Israel escolherá conservador Netanyahu para formar novo governo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *