Início » Internacional » Personalidade pode influenciar gosto musical
ESTUDO

Personalidade pode influenciar gosto musical

Estudo sugere que as características distintas da personalidade revelam um determinado gosto por um gênero de música

Personalidade pode influenciar gosto musical
Mais de 22 mil pessoas participaram da pesquisa (Foto: Pixabay)

As tentativas anteriores de associar a personalidade dos seres humanos ao gosto musical resultaram em pequenas amostras de dados, culturalmente homogêneas por serem, em geral, baseadas em pesquisas com universitários de países desenvolvidos. Além disso, excluíam o fator surpresa pelo fato dos participantes terem na maioria dessas pesquisas a opção de descrever suas preferências musicais.

Mas em um artigo publicado na revista científica Psychological Science Jason Rentfrow, da Universidade de Cambridge, e Gideon Nave, da Universidade da Pensilvânia, mostraram que as características distintas da personalidade revelam um determinado gosto por um gênero de música.

A fim de superar os problemas do tamanho e da diversidade das amostras estudadas, Rentfrow, Nave e seus colegas recrutaram, pela internet, 22.252 participantes de diferentes idades e origens do mundo inteiro. Ainda mais importante, 45% dos voluntários tinham mais de 22 anos e, portanto, dificilmente seriam estudantes universitários. Com o objetivo de eliminar a possibilidade de indicarem uma prévia preferência musical durante os testes, os voluntários ouviram 25 trechos de músicas inéditas no mercado, porém avaliadas e escolhidas por especialistas em musicologia. Os voluntários também fizeram um teste psicológico para identificar os cinco principais componentes da personalidade: abertura a novas ideias e experiências, meticulosidade, extroversão, amabilidade e neurose.

Os que se mostraram mais abertos a novidades, tinham um gosto musical mais sofisticado, um conceito amplo de músicas que proporcionam emoção, trazem lembranças, sentimentos e sensações. Ao mesmo tempo, eles demonstraram uma rejeição à música suave, de estilo romântico e relaxante, além da música contemporânea de percussão e eletrônica. Os extrovertidos, por sua vez, mostraram uma preferência por música despretensiosa e relaxante. Os participantes com um grau de pontuação alto em amabilidade gostaram de todas as músicas, independente do gênero, ao contrário dos neuróticos que criticaram todas as melodias ouvidas.

Já as pessoas meticulosas não demonstraram uma preferência musical específica. Talvez pessoas mais presas a detalhes e regras preferem ter outras atividades, em vez de ouvir música quando estão trabalhando ou em seus momentos de lazer e, por isso, não têm um gosto musical definido.

Fontes:
The Economist-Personality predicts musical preference

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *