Início » Vida » Ciência » Pesquisa revela os lugares mais sujos dentro de aviões
Limpeza

Pesquisa revela os lugares mais sujos dentro de aviões

A conclusão foi surpreendente; ao contrário do que se esperava, o ponto mais sujo não é a descarga do banheiro

Pesquisa revela os lugares mais sujos dentro de aviões
Além disso, o site também colheu amostras para calcular os lugares mais sujos nos aeroporto (Foto: Pixabay)

Viajar de avião pode até ser, estatisticamente, mais seguro do que outros meios de transporte. Mas será que ele é mais limpo do que os outros? Esse foi o ponto de partida para um estudo realizado pelo site Travelmath, especializado em estatísticas sobre aviação. O estudo se dedicou a descobrir o local com mais bactérias em um avião.

A conclusão foi surpreendente. Ao contrário do que se esperava, o ponto mais sujo não é a descarga do banheiro, mas a mesinha em frente à poltrona, geralmente, usada pelos passageiros para trabalhar ou fazer refeições.

A mesa é sete vezes mais suja do que o segundo lugar mais sujo nas cabines, levando em consideração o número de CFUs (sigla em inglês para unidades formadoras de colônias, que mede o número de bactérias capazes de multiplicar) por polegada quadrada. Enquanto a mesa tem em média 2155 CFUs, o segundo lugar, a saída do ar-condicionado, tem em média 285 CFUs. Em terceiro lugar vem o botão de descarga (265 CFUs) e depois a fivela do cinto de segurança (230 CFUs). As médias foram retiradas de 26 amostras colhidas em quatro voos e cinco aeroportos; as companhias e terminais não foram divulgados.

Segundo a Travelmath, a aparente contradição de um lugar de alimentação ser mais sujo do que um banheiro ocorre porque os sanitários são bem higienizados entre um voo e outro, enquanto a limpeza do resto do avião pode ser neglicenciada por conta da pressão que as companhias aéreas sofrem para acelerar os embarques. Mas, em nenhuma das 26 amostras, foram detectados coliformes fecais, um tipo de bactéria infecciosa.

Além disso, o site também colheu amostras para calcular os lugares mais sujos nos aeroportos. Nos botões dos bebedouros foram encontrados 1240 CFUs e nas travas das cabines dos banheiros, 70 CFUs.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Pesquisa analisa bactérias dentro de avião; saiba qual é o ponto mais sujo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *