Início » Vida » Comportamento » Peter Higgs, o J.D. Salinger da Física
Nobel da Física de 2013

Peter Higgs, o J.D. Salinger da Física

Tão misterioso quanto a partícula que leva seu nome, Higgs evita fazer aparições públicas e não foi localizado pelos membros do comitê do Nobel

Peter Higgs, o J.D. Salinger da Física
Para Higgs, receber o Nobel é uma honra e um tormento (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Na manhã desta terça-feira, 8, François Engler e Peter Higgs receberam o prêmio Nobel da Física por descobrirem, separadamente, a peça que faltava para solidificar o Modelo Padrão da Física de Partículas: o bóson Higgs. A partícula havia sido identificada em 1964, mas somente no início deste ano a teoria foi confirmada através de experimentos com o Grande Colisor de Hádrons, o maior acelerador de partículas do mundo. Por ser a última peça do quebra-cabeça, o bóson ficou conhecida como “partícula de Deus”, apelido que Higgs nunca gostou.

Leia também: Nobel de Física vai para teóricos do bóson de Higgs
Leia também: Trio que descobriu do sistema de transporte celular leva Nobel

Englert deu uma entrevista por telefone à imprensa, mas os organizadores do evento não conseguiram localizar Higgs. Tão misterioso quanto a partícula que leva seu nome, Higgs evita fazer aparições públicas.

De acordo com o New York Times, “Higgs, o J.D. Salinger da Física, se juntou aos imortais da ciência nesta terça”. Leia abaixo alguns depoimentos de Higgs (e sobre Higgs) que revelam um pouco de sua introvertida personalidade.

O prêmio Nobel me causa distúrbios desde o início de outubro. Eu ficaria honrado em ganhá-lo, mas também seria um tormento, por conta dos eventos que duram dois dias. No dia em que anunciassem a vitória, eu tomaria cuidado e evitaria estar por perto”, disse Higgs sobre ganhar o Prêmio Nobel. Ele cumpriu a promessa e não estava disponível para entrevistas nesta terça.

O nome foi uma piada, e das ruins. Um escritor chamado Leon Lederman queria chamá-la de Partícula Maldita, pois sabia que seria difícil encontrá-la. Porém, seu editor recusou o apelido e Lederman disse para chamá-la de Partícula de Deus. O editor aceitou. Eu não acho que deviam ter feito isso, pois dá um significado tendencioso”, disse sobre o apelido sensacionalista da partícula.

Eu tenho de explicar para as pessoas que o nome provém de uma piada. Sou ateu, mas sei que brincar dessa forma pode ofender pessoas religiosas”, ainda sobre o apelido.

Em 1966, o físico Sidney Coleman disse aos alunos de sua turma que um idiota iria dar uma palestra para eles e que eles deveriam destruí-lo. Pouco tempo depois, Higgs entrou na sala, ganhou a turma e a palestra foi um sucesso“, jornal Guardian, sobre uma palestra ministrada por Higgs.

Eu sou um grande admirador dos Simpsons. É incrível porque o desenho é transmitido por um rede de televisão de direita, mas está sempre fazendo piadas provocativas sobre a própria audiência”, sobre o desenho Os Simpsons.

Fontes:
The Atlantic Wire-Peter Higgs on Nobel Prize Winner Peter Higgs

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *