Início » Internacional » Petição contra o Brexit ultrapassa 6 milhões de assinaturas
REINO UNIDO

Petição contra o Brexit ultrapassa 6 milhões de assinaturas

Lançada por uma professora universitária aposentada, a petição se tornou a iniciativa popular mais votada do Reino Unido

Petição contra o Brexit ultrapassa 6 milhões de assinaturas
O Reino Unido deveria ter saído do bloco na última sexta-feira (Foto: Dunk/Flickr)

A petição para o cancelamento do Brexit – processo de saída do Reino Unido da União Europeia – alcançou 6 milhões de assinaturas no último domingo, 31. Criado na internet, o movimento se tornou a iniciativa popular mais votada do Reino Unido.

A petição será debatida nesta segunda-feira, 1, como um ato simbólico, visto que não haverá votação. O Executivo britânico já demonstrou não ter a intenção de cancelar a ativação do Artigo 50 do Tratado de Lisboa, no qual, em 29 de março de 2017, teve início as negociações com Bruxelas sobre a saída do Reino Unido do bloco econômico.

O interesse dos britânicos em vetar o Brexit é tão grande que a petição chegou a receber 2 mil de assinaturas por minuto, principalmente após o discurso de Theresa May, que culpava os deputados pelo fracasso do acordo proposto no parlamento britânico.

A petição foi criada pela britânica Margaret Anne Georgiadou, uma
professora universitária aposentada, no fim de fevereiro deste ano. Desde a criação, a professora sofreu ameaças de morte e foi vítima de hackers, que invadiram suas redes sociais e ameaçaram matar May a tiros “em nome do patriotismo”. Outra petição, que solicita um segundo referendo após a vitória do Brexit, recebeu 4,2 milhões de assinaturas.

O Reino Unido já deveria ter saído do bloco europeu na última sexta-feira, 29. Porém, uma prorrogação foi solicitada devido a uma não aprovação parlamentar sobre a separação. A primeira-ministra planeja uma nova votação nesta semana. O Parlamento do Reino unido vem aumentando a pressão para que May renuncie ao cargo.

“Honraremos o resultado do referendo de 2016 e trabalharemos com o Parlamento para aprovar um acordo que garanta a saída da UE”, destacou o governo do Reino Unido. Para o governo, a revogação do artigo “enfraqueceria a democracia”.

Fontes:
DW-Petição anti-Brexit ultrapassa 6 milhões de assinaturas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *