Início » Internacional » Piloto é o provável responsável pelo sumiço do voo da Malaysia Airlines
Mistério da aviação

Piloto é o provável responsável pelo sumiço do voo da Malaysia Airlines

'Teoria do piloto desonesto' tem emergido como a explicação mais plausível para o desaparecimento do voo

Piloto é o provável responsável pelo sumiço do voo da Malaysia Airlines
Motivação de piloto para cometer o crime é desconhecida (Reprodução/Internet)

Uma intervenção humana deliberada por parte de alguém na cabine de comando é a explicação mais provável para a queda do voo 370 da Malaysia Airlines que fazia a rota de Kuala Lumpur a Pequim quando sumiu dos radares há exatamente um ano neste sábado.

Após um ano de investigações, a principal teoria é que o piloto, Zaharie Ahmad Shah, tenha virado o avião propositalmente, cortado a comunicação com as torres de controle de tráfego aéreo e, cerca de seis horas depois, deixado que o avião caísse no mar por falta de combustível.

Nenhum vestígio do avião foi encontrado, apesar de quatro navios continuarem a vasculhar um extenso pedaço do Oceano Índico. Sem os gravadores de voo do avião, o desaparecimento permanece um mistério. No entanto, a “teoria do piloto desonesto”, como os pesquisadores a chamam, tem emergido como a explicação mais plausível entre várias outras. Muitos, mas não todos, dos investigadores e peritos que examinaram a evidência limitada dizem que Zaharie, ou, talvez, o co-piloto, Fariq Abdul Hamid, é o culpado mais provável, embora eles advirtam que a evidência é limitada e circunstancial, e que a teoria está cheia de buracos, como a falta de uma aparente motivação.

O que se sabe é que não houve relatos de mau tempo naquele dia, na região por onde o avião passou. Cerca de 40 minutos após decolar, o avião cortou toda a comunicação e desapareceu dos radares dos controladores em terra. De acordo com um radar militar, que continuou a monitorar o avião, sua rota nordeste foi alterada subitamente para sudoeste, ao longo da Península da Malásia em direção a ilha de Penang, onde Zaharie cresceu. Depois, o avião sobrevoou o Estreito de Malaca antes de virar para o sul no Oceano Índico.

Fontes:
The New York Times - To Explain Missing Malaysia Airlines Flight, ‘Rogue Pilot’ Seems Likeliest Theory

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    O franceses diziam “cherchez la femme”, para encontrar o motivo de um crime.
    Hoje, a frase mais adequada para aplicar a esses mistérios que envolvem a morte de muitas pessoas é, indubitavelmente, CHERCHEZ LES MUSULMANS”.
    E existem tantos antecedentes que fica impossível não procurá-los na raiz dos males atuais, com exceção para os malfeitores “hors concours” do partido da dilmalvada.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *