Início » Internacional » Polícia holandesa alerta que país está virando um narco-estado
EUROPA

Polícia holandesa alerta que país está virando um narco-estado

Os números oficiais sugerem que o crime está em baixa, mas as autoridades dizem que muitas vítimas pararam de denunciar incidentes

Polícia holandesa alerta que país está virando um narco-estado
Os números oficiais sugerem que o crime está em baixa, mas as autoridades dizem que muitas vítimas pararam de denunciar incidentes (Foto: Pixabay)

A Holanda está começando a se assemelhar a um narco-estado com a polícia incapaz de combater o surgimento de uma economia criminal. Este é o alerta feito por uma associação policial holandesa.

Os números oficiais sugerem que o crime está em baixa, mas as autoridades dizem que muitas vítimas pararam de denunciar incidentes, enquanto o crime organizado funciona sem impedimentos.

“Apenas um em nove grupos criminosos pode ser abordado com os recursos e o pessoal atuais”, diz o relatório do jornal De Telegraaf. “Os detetives percebem que os pequenos criminosos se tornam empresários ricos que se estabelecem no mercado imobiliário, classe média, agências de viagens”.

O jornal do sindicato policial holandês, com base em entrevistas com 400 detetives, acrescenta: “A Holanda atende muitas características de um narco-estado. Os detetives observam uma economia paralela emergir”.

Os críticos do gedoogbeleid holandês (política de tolerância em relação à venda de cannabis nos cafés e ao status legal da prostituição no país) afirmam que a Holanda foi inadvertidamente promovida como um importante centro para o tráfico de drogas e pessoas.

A grande maioria do ecstasy capturado na Europa e nos EUA vem de laboratórios do sul do país, cada vez mais geridos por gangues marroquinas envolvidas na produção de cannabis.

A associação da polícia holandesa quer que sejam recrutados mais dois mil funcionários. Segundo um relatório vazado do Ministério Público do gabinete holandês, embora tenha havido uma queda de 25% no número de crimes registrados nos últimos nove anos, para menos de 1 milhão, 3,5 milhões de crimes não são registrados a cada ano.

O prefeito de Amsterdã, a força policial local e o promotor público da capital holandesa também advertiram publicamente este mês sobre o crescimento do crime organizado. O chefe de polícia de Amsterdã, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que sua força estava gastando 60% a 70% do tempo tentando combater as gangues.

Para piorar, os criminosos que visam os idosos e os vulneráveis ​​ficam geralmente impunes, com apenas 20% dos crimes notificados à polícia. “O número de crimes contra pessoas vulneráveis ​​aumentou devido ao envelhecimento da população e mais cortes nos cuidados”, diz o relatório. “Em particular, o roubo, fraude e violência contra pessoas idosas e vulneráveis ​​aumentou enormemente e não é dada atenção suficiente a isso”.

 

Fontes:
The Guardian-Netherlands becoming a narco-state, warn Dutch police

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. disse:

    Nas Filipinas, a polícia pune o traficante e o usuário. Essa é a única solução. Coibir a oferta e a demanda.

  2. Balade Bo Racha disse:

    quem vive aqui no Brasil pensar que a Holanda está com um enorme problema… Isso é muito divertido!
    Mas o campeão do humor é o que comparou Indonésia e Holanda! Hahaha. Vamos fazer o seguinte, você vai para a Indonésia e eu para a Holanda!

  3. Rogerio Faria disse:

    A Indonésia tem a solução…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *