Início » Internacional » Política anti-imigração de Trump atinge a Índia
VISTOS NEGADOS

Política anti-imigração de Trump atinge a Índia

Os indianos têm sido os mais punidos pela política de repressão à imigração do governo Trump

Política anti-imigração de Trump atinge a Índia
A decisão é condizente com a atual política do governo Trump (Foto: Joyce N. Boghosian/White House)

Entre julho e setembro de 2017, os EUA negaram os pedidos de vistos de trabalho H-1B a 23,6% dos requerentes indianos, um número superior aos 16,6% dos três meses anteriores, de acordo com os últimos dados divulgados pela National Foundation for American Policy (NFAP), uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa sobre políticas públicas.

Essa restrição à imigração é resultado do lema “Comprem americanos e contratem americanos” da ordem executiva do presidente Donald Trump assinada em abril de 2017.

Além do aumento da negativa de concessão de vistos de trabalho, houve um acréscimo no número de Requests for Evidence (RFEs) emitidos pelo departamento de imigração dos EUA solicitando mais informações sobre os requerentes de visto.

De julho a setembro de 2017, o governo emitiu 63.184 RFEs. Diversos advogados especializados em imigração disseram ao site de notícias Quartz, que os RFEs não só atrasam o processo de obtenção de visto, como também aumentam os custos das empresas que querem contratar profissionais estrangeiros altamente qualificados.

Nesse mesmo período, 72% dos indianos que solicitaram vistos H-1B receberam RFEs, em comparação com 61% de requerentes de outros países. De outubro a dezembro de 2016, durante o mandato do presidente Barack Obama, só 18,2% dos candidatos indianos a vistos precisaram enviar informações suplementares.

Ao todo, 48% dos pedidos de visto L-1B de requerentes indianos, um visto que dá direito à permanência nos EUA de funcionários que exercem funções específicas nas empresas, foram negados entre julho e setembro de 2017.

A recusa dos pedidos de visto L-1A, usado pelas empresas para transferir gerentes e executivos para os EUA, de requerentes indianos teve um aumento de 16,4% em setembro de 2017, bem acima dos 9,5% em dezembro de 2016.

A restrição à entrada de imigrantes indianos nos EUA tende a aumentar. Em 13 de julho, o Departamento de Segurança Nacional de Cidadania e Serviços de Imigração deu autorização aos seus funcionários para negar um pedido de visto sem o envio de RFE. Uma decisão arbitrária, mas condizente com a política do atual governo.

 

Leia também: EUA divulga nova política anti-imigração

Fontes:
Quartz-The US is rejecting more and more Indian H-1B applicants

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *