Início » Internacional » Poluição alarmante gera polêmica com escolas na China
NUVEM TÓXICA

Poluição alarmante gera polêmica com escolas na China

Cidade mais afetada por episódio de poluição maciça demorou para ordenar o fechamento das escolas

Poluição alarmante gera polêmica com escolas na China
Poluição na cidade de Shijiazhuang (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A demora no fechamento das escolas em função de níveis alarmantes de poluição causou indignação na China. Desde a última sexta-feira, 16, uma nuvem tóxica e cinzenta cobre grande parte do país.

O episódio afeta pelo menos 460 milhões de pessoas que vivem na região em torno de Pequim. A polêmica surgiu após autoridades da cidade mais afetada pela poluição, Shijiazhuang, capital da província de Hebei, no norte do país, demorarem para autorizar o fechamento das escolas.

Apesar de Shijiazhuang e outras 20 cidades terem decretado na última sexta um “alerta vermelho”, o que implica na ativação de medidas de emergência, como fechamento de empresas poluentes e rodízio de veículos, a cidade mais afetada pela nuvem tóxica aguardou até a noite da última terça-feira, 20, para ordenar o fechamento das escolas primárias e jardins de infância.

As autoridades municipais informaram, no entanto, que o fechamento das escolas secundárias não era obrigatório, o que causou ainda mais indignação.

Fonte: Reprodução

Fonte: Reprodução

Outra polêmica envolve uma foto amplamente divulgada nas redes sociais que mostra alunos de uma escola da cidade de Linzhou, na província de Henan, fazendo uma prova ao ar livre, sob forte neblina, após a escola ter sido obrigada a fechar por causa da poluição. O diretor da escola foi suspenso, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.

As ruas de Shijiazhuang estavam impregnadas de um forte cheiro de carvão nesta quarta-feira, 21. Uma espessa névoa também podia ser vista e sentida na cidade. A população reclama da demora das autoridades em resolverem a situação.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Níveis alarmantes de poluição fecham escolas e causam indignação na China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *