Início » Internacional » População do Japão encolhe mais uma vez
Desafio previdenciário

População do Japão encolhe mais uma vez

Japão registrou retração populacional pelo quarto ano consecutivo

População do Japão encolhe mais uma vez
Redução foi ainda mais drástica em se tratando da população em idade produtiva (Fonte: Reprodução/Aflo Images)

Pelo quarto ano consecutivo o Japão registrou retração populacional, com o número de habitantes do país encolhendo em 217 mil pessoas entre 1º de outubro de 2014 e 1º de outubro de 2013, e cerca de 1 milhão de pessoas a menos do que em 2008.

Os dados, que denotam um imenso desafio previdenciário para o Japão, são do relatório anual do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do país, e mostram ainda que a redução foi ainda mais drástica em se tratando da população em idade produtiva, composta pelos habitantes com idades entre 15 e 64 anos. São quase 1,2 milhão de japoneses a menos nesta faixa etária entre 2013 e 2014.

O país também registrou um número recorde de idosos: 33 milhões de japoneses têm 65 anos ou mais. Trata-se de 26% da população. É 1,1 milhão de idosos a mais em 2014 em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o número de crianças com idades entre 0 e 14 anos teve queda recorde pelo segundo ano consecutivo, diminuindo para 16,2 milhões, ou apenas 13% da população japonesa.

Fontes:
Mundo Nipo - População do Japão reduz pelo 4º ano seguido e número de idosos bate recorde

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *