Início » Internacional » Por que a data de comemoração da Páscoa varia tanto?
celebração da Páscoa

Por que a data de comemoração da Páscoa varia tanto?

Entenda porque a Páscoa é celebrada em dias diferentes a cada ano

Por que a data de comemoração da Páscoa varia tanto?
Várias propostas já foram consideradas para mudar a forma como a data da Páscoa é calculada (Reprodução/Internet)

A Páscoa é um feriado determinante para o ano letivo escolar e a data dos feriados. Mas por que a data da Páscoa varia tanto?

De acordo com a Bíblia, Jesus teve a última ceia com seus discípulos na noite da Páscoa judaica, foi morto no dia seguinte (sexta-feira santa) e retornou no domingo, quando se comemora a Páscoa cristã. O início da Páscoa judaica é determinado pela primeira lua cheia após o equinócio da primavera, que pode acontecer em qualquer semana.

Para assegurar que a Páscoa caia no domingo, o Concílio de Nicéia, realizado em 325 DC, determinou que a Páscoa deveria ser celebrada no primeiro domingo de lua cheia do equinócio de primavera. Mas há um problema: se a primeira lua cheia cair em um domingo, a Páscoa judaica será celebrada uma semana antes da Páscoa. Para confundir ainda mais, o Concílio de Nicéia estabeleceu que a data do equinócio de primavera seria 21 de março, dia em que ocorreu o concílio, e introduziu uma tabela para definir a data das luas cheias que não está alinhada com a dos dias atuais.

A data mais cedo para comemorar a Páscoa ocorre quando a primeira lua cheia do equinócio cai no dia 21 de março, em um ano em que esta data cai em um sábado. Assim, a Páscoa é celebrada no domingo, 22 de março. Já a data mais tardia para a comemoração da Páscoa acontece quando a primeira lua cheia cai no dia 20 de março. Assim, a primeira lua cheia após 21 de março só aparecerá 29 dias depois, em 18 de abril. Caso 18 de abril caia em um domingo, a Páscoa é celebrada em 25 de abril.

Várias propostas já foram consideradas para mudar a forma como a data da Páscoa é calculada, mas até que haja um consenso, a data continuará variando em um espaço de cinco semanas.

Fontes:
The Economist-Why does Easter move around so much?

8 Opiniões

  1. Rosalvo ferreira disse:

    A pascoa aqui e só comércio, no entanto os judeus comemorou a saida do Egito com ervas amargas.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    A data varia porque é uma mentira mal contada, não existe nada disso.

  3. Salim disse:

    Da Confederação Israelita do Brasil – CONIB

    EM 2015, PESSACH E A SEXTA-FEIRA SANTA CAEM NO MESMO DIA. SAIBA POR QUÊ.

    Tanto o calendário judaico como o gregoriano são ajustados para que Pessach e a Páscoa caiam no início da primavera no hemisfério norte.

    Para a Igreja, que considera que a ressurreição ocorreu em um domingo, a Páscoa deve cair sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia no equinócio da primavera no hemisfério norte, 21 de março, data em que o dia e a noite tem igual duração, e que equivale ao primeiro domingo após o 14º dia do mês lunar judaico de Nissan.

    O calendário judaico é lunar e era configurado por sacerdotes a cada primavera. A lua de Nissan era a primeira lua nova que se tornaria cheia após a passagem do equinócio da primavera e, confirmada pelo amadurecimento da colheita da cevada, determinava o mês em que Pessach seria celebrado.

    Como o calendário gregoriano é solar, Pessach “se move” dentro do dele. Em termos práticos, Pessach cairá sempre nos meses de março ou abril do calendário gregoriano. Essa flutuação ocorre não apenas devido à diferença de extensão entre os anos lunar e solar, como também é influenciada se o ano judaico é um ano regular de 12 meses ou se é um ano bissexto de 13 meses.

    Como os dois sistemas de calendário tentam prever a mesma coisa (a data aproximada da primeira lua cheia depois do equinócio da primavera), frequentemente Pessach e Páscoa ocorrem com diferença de até uma semana. Mas, às vezes, por causa do ano bissexto judaico, Pessach pode cair um mês após a Páscoa. No calendário judaico, cada ciclo de 19 anos contém 12 anos comuns e sete bissextos. O 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º ano de cada ciclo são bissextos.

    Assim, em 12 dos 19 anos do ciclo do calendário lunar judaico, a Páscoa cai no domingo posterior ao Pessach, e a diferença de data entre as festas é de no máximo 7 dias.

    Nos 7 anos judaicos bissextos é acrescentado, antes de Nissan, o mês Adar II. Nestes 7 anos, Páscoa e Pessach poderão ter diferença de até um mês.

    Para verificar se um ano judaico é bissexto, é necessário dividir seu número por 19 e verificar qual é o resto da operação. Se o resto for 0, 3, 6, 8, 11, 14 ou 17, o ano judaico é bissexto.

    Para 5776, a divisão [5776/19] tem resto = 0: o ano judaico de 5776 será bissexto. Portanto, é possível saber que em 2016 Pessach e Páscoa acontecerão com cerca de um mês de diferença.

  4. Salim disse:

    O texto da economist tenta explicar mas acaba por cometer alguns erros e confundir mais por nao detalhar as efetivas razoes de fundo da origem desta confusao. A datas religiosas do judeus e dos musulmanos seguem o calendario Lunar (meses de 28 ou 29 dias) que a cada tres anos adiciona um mes em Março( ADAR 1 e ADAR 2) isto tem um motivo “fechar os ciclos dos equinocios”, assim os anos lunares tem 12 ou 13 meses. A Pascoa judaica e festejada na noite de lua cheia exatamente a noite do dia 14 do mes de NISSAN,.seguinte ao de ADAR1 ou ADAR2 quando houver. O assunto dos calendarios nao e tao simples assim, se quiser enteder melhor pesquise na Wikipedia.. E como Jesus era Judeu ,a algumas das suas datas comemorativas, tenta se combinar a data ao calendario Lunar . So para lembrar e por este motivo do Jantar de Cristo, os Ortodoxos so comemoram a Pascoa crista depois da noite da Pascoa Judaica.
    Quanto a observaçao abaixo do carlos de Oliveira, gostaria de comentar que o mundo nao e tao simples assim, se quer seguir a influencia dos Astros, nem a data verdadeira do teu nascimento e tao fixa assim pelo calendario Gregoriana. Prefira a do calendario lunar que a faz flutuar no Gregoriano a cada ano. Caso queira, busque a data fixa do calendario Lunar correspondente ao dia e ano do Gregorianodo do dia que voce nasceu e verifique a data equivalente todo Ano. Ha sites na internet que ajudam a encontrar as datas correspondentes.

  5. carlos oliveira disse:

    Tanta coisa se cristo morreu tal dia e ressuscitou em tal dia não tem que mudar a data estas são fixas e acabou.

  6. Douglas disse:

    Concordo com o comentário do Robson Mothé, assim colocando na segunda ou terceira semana de abril seria ótimo, o mesmo acontecia com o horário de verão, as vezes ele começava em setembro e terminava em janeiro, outras vezes em começava em outubro e terminava em fevereiro, e em alguns anos até em novembro e terminava perto de abril causando imensos transtornos às pessoas. Em 2008 Lula decretou que ele começasse no terceiro domingo de outubro e terminasse no terceiro de fevereiro (exceto se for a semana do Carnaval, aí ele termina no último domingo de fevereiro). No caso poderiam fazer o mesmo com a Páscoa, Carnaval e Corpus Christi (feriados móveis), facilitaria a vida de todo mundo.

  7. Robson Mothé disse:

    Poderiam facilitar, e simplificar a data da Páscoa, colocando no segundo domingo de abril.
    Seria muito mais claro.
    Chega de complicação.

  8. Aureo Ramos de Souza disse:

    E para terminar ninguém sabe quando é o dia de Páscoa pois esse povo não sabe com exatidão quando foi o dia que Jesus foi cricificado, ele morrreu e tres dias depois ressucitou, mas quando? então inventaram um dia qualquer para encherem a cara de vinho, os de boas marcas para os ricos e os da piores marcas e que são vinho para os pobres, e o o ovo porque na pascoa ? eu não quero nem contar uma anedota, mais vamos deixar o povo comemorar, enchendo a cara de manguaça e esquecendo-se do principal a morte e ressureição do Senhor Jesus.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *