Início » Internacional » Por que as praias podem desaparecer
Meio Ambiente

Por que as praias podem desaparecer

Escassez progressiva da areia causada pelo aquecimento global e ações nocivas do homem podem fazer com que algumas praias desapareçam do mapa

Por que as praias podem desaparecer
Faixas de areia de muitas praias estão vulneráveis (Reprodução/Internet)

As praias são as mais transitórias das paisagens e aquelas com areia as mais vulneráveis. Atualmente, 75% a 90% das praias com areia do mundo estão desaparecendo, em parte devido ao aumento do nível do mar e da intensidade das tempestades, mas também à erosão causada pelo desenvolvimento humano em regiões costeiras.

A extensão desta crise global é desconhecida porque os chamados “projetos de restauro” de praias costumam reparar os dano, despejando areia e criando a ilusão de uma praia eterna.

Em várias regiões do mundo, filas intermináveis de caminhões irão preencher pontos e restaurar dunas antes do próximo verão. Virginia Beach, nos EUA, já passou por esse processo mais de 50 vezes. Nas últimas décadas, somente na costa leste dos EUA, 23 milhões de cargas de areia foram despejadas em praias, a maior parte minada do interior do país e o resto dragado de águas costeiras, uma prática que perturba o fundo do mar, matando corais e  prejudicando desovas.

Areia: um negócio lucrativo

O negócio da compra e venda de areia está crescendo mais rápido do que a economia como um todo. Nos EUA, esse mercado tornou-se um negócio de bilhões de dólares, com crescimento de 10% ao ano desde 2008. Com exceção da água e do ar, a areia, usada na fabricação de vidro, plásticos, microchips e até pasta de dente, é o recurso natural em maior demanda em todo mundo, uma situação que coloca a preservação das praias e da sua flora e fauna em grande perigo.

Alguém poderia pensar que a areia do deserto seria um bom substituto, mas seus grãos são mais finos, não aderem aos grãos mais ásperos encontrados em praias e tendem a voar. Para se ter uma ideia, até mesmo Dubai, o país no meio do deserto, importa areia para suas praias da Austrália.

 

Fontes:
Agência Brasil - Areia das praias de cidades brasileiras pode desaparecer, diz especialista
The New York Times - Why Sand is Disappearing

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *