Início » Internacional » Por que Hong Kong está castigando as Filipinas agora?
Falta de bom senso

Por que Hong Kong está castigando as Filipinas agora?

Região administrativa da China pretende aplicar sanções contra o devastado país vizinho por uma trapalhada policial ocorrida em 2010

Por que Hong Kong está castigando as Filipinas agora?
Tufão Haiyan destruiu cidades inteiras e matou milhares de pessoas nas Filipinas (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Quinta-feira passada, enquanto o tufão Haiyan varria as Filipinas, devastando cidades inteiras e provocando milhares de mortes, os membros do Conselho Legislativo de Hong Kong sentavam em suas confortáveis poltronas e debatiam a melhor forma de punir o país vizinho.

A ira de Hong Kong se deve à morte de oito cidadãos da região administrativa chinesa durante um fracassado resgate de reféns em Manila, capital filipina, em 2010. A polícia filipina agiu desastradamente e acabou impossibilitando o resgate dos chineses que haviam sido feitos reféns por um ex-policial descontente que embarcou em um ônibus turístico carregando um rifle de guerra.

O executivo-chefe de Hong Kong, C.Y. Leung, exige um pedido de desculpas pessoal do presidente filipino Benigno Aquino, bem como uma compensação monetária para as famílias das vítimas maior do que as Filipinas pagam a seus próprios cidadãos nessas situações.

Hong Kong quer uma resposta dentro de um mês. Na última quinta, 14, os legisladores debatiam sanções que incluem congelar a política de isenção de visto para filipinos, o que diminuiria significativamente o fluxo de trabalhadores imigrantes das Filipinas para a região.

A falta de bom senso do legislativo de Hong Kong é impressionante e permanece inabalada. Nesta segunda-feira, 18, quando alguns legisladores sugeriram adiar as sanções, Leung salientou que Aquino não havia nem pedido desculpas nem sugerido tal prorrogação do castigo anunciado. Se Leung fosse melhor informado, talvez ele teria se dado conta de que o presidente filipino tem estado um pouco ocupado.

 

Fontes:
Bloomberg - Why Is Hong Kong Punishing the Philippines Now?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *