Início » Economia » Por que o preço do ouro está caindo?
Investimento

Por que o preço do ouro está caindo?

O preço do ouro atingiu sua cotação máxima em 2011. Desde então, está caindo

Por que o preço do ouro está caindo?
Analistas acham que o preço pode ficar abaixo de US$1,000 a onça este ano (Foto: Wikipedia)

O preço do ouro, que atingiu a menor cotação em cinco anos em 20 de julho, reflete a oferta e a demanda atual e a expectativa em relação ao futuro. O ouro tem duas finalidades: é uma commodity (usada em equipamentos eletrônicos, joalheria e odontologia, entre outros usos) e uma reserva de valor, em especial como uma apólice de seguro em épocas de turbulência política.

Mas o ouro, ao contrário de outros ativos, não gera renda e é caro para armazenar. No momento, o metal brilhante e os investidores que apostam na rentabilidade da moeda estão em dificuldade. O preço do ouro teve um aumento expressivo depois da crise financeira e atingiu sua cotação máxima em 2011, porém, desde então, o preço está caindo. Alguns analistas acham que o preço pode ficar abaixo de US$1,000 a onça este ano.

O ouro atingiu sua cotação máxima em 2011 e desde então está caindo (Gráfico: Reuters/Economist)

O ouro atingiu sua cotação máxima em 2011 e desde então está caindo (Gráfico: Reuters/Economist)

O motivo mais imediato da queda do preço do ouro é o dólar forte. O ouro é cotado em dólares e, portanto, acompanha as flutuações da moeda; assim, quando o dólar americano sobe o preço do ouro diminui. Além disso, o dólar está subindo em razão da recuperação econômica dos Estados Unidos, o que, por sua vez, é um sinal de taxas de juros mais elevadas. Essas são más notícias para o ouro. Com taxas de juros mais altas, não é interessante manter ativos de rendimento zero. O dinheiro investido inutilmente em barras de ouro poderia ter um retorno financeiro, se estivesse aplicado em títulos do tesouro e outras dívidas. Os lucros elevados das empresas têm um efeito semelhante: quando os dividendos são generosos, é difícil renunciar a eles.

A grande esperança dos investidores que gostam de aplicar o dinheiro em ouro foi que a China, que pretende transformar o iuane em uma moeda de reserva, iria aumentar seus estoques de ouro aos níveis mantidos pelos bancos centrais do Ocidente, como uma garantia de credibilidade perante a comunidade financeira internacional. Porém isso não está acontecendo. A China aumentou apenas um pouco suas reservas de ouro. Mas essas reservas são ainda insignificantes e, em proporção às reservas totais, estão caindo.

Fontes:
The Economist - Why the gold price is falling

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *