Início » Internacional » Por que o preço do petróleo está caindo?
Petróleo no Mundo

Por que o preço do petróleo está caindo?

Saiba quais os fatores que estão afetando o cenário do petróleo

Por que o preço do petróleo está caindo?
O preço do petróleo é determinado em parte pelo suprimento e demanda, e também pela expectativa (Reprodução/Eyewine)

O preço do petróleo caiu mais de 40% desde junho, quando a cotação do preço do barril chegou a $115. Agora o preço está abaixo de $70. Essa queda aconteceu depois de quase cinco anos de estabilidade. Por que o preço do petróleo está caindo?

O preço do petróleo é determinado em parte pelo suprimento e demanda, e também pela expectativa. A demanda de energia tem uma relação estreita com a atividade econômica. Essa demanda aumenta no inverno no hemisfério norte e durante o verão em países que usam ar-condicionado.

O suprimento pode ser afetado pelas oscilações climáticas e geopolíticas. Se os produtores acham que o preço se mantém alto, eles investem depois de um período de aumento do suprimento. Do mesmo modo, preços baixos desestimulam os investimentos. Por sua vez, as decisões da Opep influenciam as expectativas: se houver uma desaceleração radical, os preços tendem a aumentar.

Alguns fatores estão afetando o cenário do petróleo. A demanda é baixa por causa da atividade econômica fraca, do aumento de eficiência e da crescente adoção de outras formas de combustível. Hoje, os Estados Unidos são os maiores produtores de petróleo. Embora o país não exporte petróleo bruto, as importações diminuíram muito e, com isso, os EUA agora têm um grande excedente do suprimento de petróleo bruto. Por fim, os sauditas e seus aliados no golfo Pérsico decidiram não sacrificar a participação deles no mercado de petróleo para reequilibrar o preço. Poderiam diminuir drasticamente a produção, mas os principais beneficiários seriam os países que detestam, como Irã e Rússia.

Fontes:
The Economist-Why the oil price is falling

5 Opiniões

  1. Apolonio Prestes disse:

    Ney, a qualidade das suas ideias é tão ruim quanto o seu português.
    1. Gentílico (americano, russo) não leva maiúscula.
    2. Os EUA não têm nem nunca tiveram influência sobre a OPEP (com maiúsculas, é sigla). Quem lidera é a Arábia Saudita.

  2. ney disse:

    Quem manda na opep são os Americanos, então baixaram o preço para prejudicar os Russos.

  3. ney disse:

    Por que o preço do combustível no Brasil só aumenta?

  4. Joma Bastos disse:

    Os EUA eram os maiores importadores de crude do mundo, e o excedente petróleo bruto é no Mundo e não somente nos Estados Unidos. Este excedente faz baixar os preços no mercado de combustíveis fósseis, e provavelmente foi propositado para falir a Rússia de Putin. Todos aqueles países cujo orçamento de estado dependa em grande porcentagem das exportações destes combustíveis, e não estejam financeiramente preparados, muito possivelmente poderão entrar em crise econômica. Será que o Brasil está preparado para esta baixa de preços do petróleo?

  5. jayme endebo disse:

    O maior player do petróleo são os sauditas que são os maiores produtores e tem preço muito baixo de produção e portanto manda no preço.
    Baixando o preço do petróleo eles “matam” seu inimigo maior que são os persas e inviabilizam o shale gás americano que só é viável até 50 dolares. Antigamente os sauditas confiavam nos americanos mas a gestão Obama fez eles perderem e se fazendo de surdo, aumentando a irritação diplomática/comercial.
    A questão nuclear persa se arrasta e Obama não dá sinais de jogar pesado nem tampouco os russos que são grandes produtores mas tem a extração muito cara. O jogo de xadrez do Oriente médio é muito complexo para se resolver de maneira muito rápida.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *