Início » Internacional » Porque todos os mosquitos preferem a mim?
Saúde

Porque todos os mosquitos preferem a mim?

A explicação definitiva da atração para os mosquitos e alguns dos melhores métodos para evitar suas picadas

Porque todos os mosquitos preferem a mim?
Diego Hoyos: o tipo sanguíneo 0 é o favorito dos mosquitos (Reprodução/internet)

A exceção de casos extremos como os da malária, dengue, febre amarela e febre chikungunya a única reação a uma picada de mosquito é uma inflamação local da pele, “mais acentuada naqueles que têm o sistema de mastócitos e eosinófilos (células responsáveis pelas reações alérgicas) hiperestimulado”, explica Sergio Vañó, dermatologista do Hospital Ramón y Cajal (Madrid) e professor da Universidad de Alcalá de Henares.

Segundo Vañó, a inflamação mais severa também ocorre naqueles possuem mastocitose (aumento anormal de mastócitos). Contudo, porque os mosquitos preferem algumas pessoas a outras? Existem diferentes fatores:

Tipo sanguíneo

“O tipo 0 é o seu favorito”, explica Diego Hoyos, farmacêutico e diretor de formação do Phergal Laboratorios.

Gravidez/obesidade

“Os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono’, acrescenta Hoyos, que produzimos ao respirar. “Os níveis de CO 2 aumentam em adultos, mulheres grávidas e pessoas com excesso de peso”, completa.

Suor

Os mosquitos têm 27 receptores de odor e “o ácido láctico contido no suor ativa seus radares”, afirma Arantza Vega, diretora membro do comitê de Alergia a Himenópteros (Himenópteros) de la Sociedad Española de Alergología e Inmunología Clínica (SEAIC). “Esta substância, juntamente com o dióxido de carbono, é um indicador que somos mamíferos e, por tanto, podemos oferecer sangue”. As grávidas, as pessoas altas e as que acabaram de fazer exercício físico são as que mais produzem ácido lático.

Para evitar os ataques dos mosquitos recomenda-se o uso de sprays tópicos, dispositivos elétricos (que emitem um odor similar ao dos repelentes tópicos) ou sons específicos de alta frequência (geralmente emitidos por aplicativos de celulares e outros aparatos elétricos).

Fontes:
El País-Por qué todos los mosquitos me pican a mí

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *