Início » Internacional » Porto Rico opta por anexação aos EUA
PLEBISCITO

Porto Rico opta por anexação aos EUA

Plebiscito foi marcado por uma grande abstenção

Porto Rico opta por anexação aos EUA
Mais de 97% das pessoas votaram a favor da anexação (Fonte: Reprodução/Reuters)

Os porta-riquenhos foram às urnas neste domingo, 11, para votar em um plebiscito sobre o status jurídico de Porto Rico e optaram pela anexação aos EUA.

Mais de 97% das pessoas votaram a favor da anexação, apenas 1,5% dos eleitores preferiu a independência e 1,3% optou pelo status atual de Estado Livre Associado (ELA).

O plebiscito de Porto Rico foi marcado pela grande abstenção. De um total de 2.260.804 eleitores registrados, apenas cerca de meio milhão saiu para votar na consulta não vinculante para Washington.

Em uma entrevista coletiva, Héctor Ferrer, presidente do principal partido da oposição, o Partido Popular Democrático (PPD), disse que os resultados estão “longe” de serem significativos e constituem uma derrota para o governador Ricardo Rosselló. Ferrer ressaltou que os eleitores “foram para a rua, à praia, ao rio. Não se importaram”.

Já o diretor de campanha e vice-presidente do governante Partido Novo Progressista (PNP), Thomas Rivera Schatz, defendeu a vitória da anexação.

O plebiscito ocorreu sem grandes incidentes. Eleitores que defendem a independência queimaram bandeiras dos EUA em frente à Comissão Estatal de Eleições (CEE) em San Juan após a votação. Houve também denúncias de irregularidades em alguns centros de votação. Autoridades entenderam, no entanto, que as denúncias não tinham gravidade.

Fontes:
Portal Exame - Com 97% de votos, porto-riquenhos optam pela anexação aos EUA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Lucinda Telles disse:

    Os portoriquenhos fizeram uma escolha entre ser “Latino” e ser “cucaracha”, ambos os lados venceram.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *