Início » Internacional » Porto Rico revisa para 2.975 o total de mortos pelo furacão Maria
TRAGÉDIA

Porto Rico revisa para 2.975 o total de mortos pelo furacão Maria

Conclusão é 50 vezes maior que a estimativa inicial de mortes, que sempre causou desconfiança

Porto Rico revisa para 2.975 o total de mortos pelo furacão Maria
Furacão Maria atingiu a ilha com ventos superiores a 250 km/h (Fonte: Reprodução/NOAA/EPA)

Um estudo encomendado pelo governo de Porto Rico revelou que o furacão Maria que atingiu a ilha em setembro de 2017 com ventos superiores a 250 km/h matou 2.975 pessoas e não 64, conforme indicava o balanço oficial anterior.

A estimativa inicial de mortes em decorrência do furacão sempre gerou desconfiança na população, que suspeitava de um número muito maior. Estudo independentes também apontavam para um número real de mortos muito superior.

O estudo, divulgado nesta terça-feira, 28, foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Milken da Universidade George Washington.

Os pesquisadores analisaram os padrões de mortalidade na ilha entre 2010 e 2017 com o objetivo de prever a média esperada caso Porto Rico não tivesse sido atingido pelo furacão Maria. Posteriormente, analisaram as mortes “excedentes” registradas entre setembro de 2017 e fevereiro deste ano e descobriram que o balanço de mortes foi “22% superior ao número de mortos que poderiam ter acontecido durante esse período sem a tormenta”.

Cerca de um mês após a tormenta, o presidente americano Donald Trump visitou Porto Rico e afirmou que o desastre provocado pela passagem do furacão Maria não era nada comparado aos mais de 1.800 mortos em decorrência do furacão Katrina na Louisiana em 2005. Na ocasião, os comentários de Trump deixaram a população local indignada.

Fontes:
G1 - Furacão Maria matou 2.975 pessoas em Porto Rico, diz estudo solicitado pelo governo local

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *