Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Potências europeias, os EUA e o Irã conseguiram esboçar um acordo surpreendentemente específico e abrangente sobre os próximos passos para limitar o programa nuclear de Teerã nesta sexta-feira, 2. Entretanto, autoridades disseram que algumas questões importantes ainda precisam ser resolvidas antes de um acordo final ser concluído até o dia 30 de junho.
Reunidos em Lausanne, na Suíça, há vários dias, o grupo 5+1, que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Grã-Bretanha, Rússia, China, França) e a Alemanha concordaram que a capacidade nuclear do Irã será limitada.
O Irã aceitou ter seu programa monitorado durante 25 anos pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Além disso, seu programa de enriquecimento de urânio será suspenso durante os primeiros dez anos. Todo material nuclear iraniano ficará sob a responsabilidade da agência nuclear internacional.
Em troca, as potências devem retirar todas as sanções contra o Irã imediatamente. Países se comprometeram a não aplicar novas sanções.
O presidente dos EUA, Barack Obama, se mostrou satisfeito com o resultado. Ele reforçou que novas sanções podem ser impostas no caso de qualquer violação do acordo por parte de Teerã.
Fontes:
The New York Times - Iran agrees to framework of nuclear deal