Início » Internacional » Potências mundais e Irã anunciam acordo nuclear
Fim do impasse

Potências mundais e Irã anunciam acordo nuclear

Irã aceitou ter seu programa nuclear monitorado durante 25 anos em troca da suspensão de sanções

Potências mundais e Irã anunciam acordo nuclear
Autoridades de potências mundiais e iranianas estavam reunidas em Lausanne, na Suíça, há dias (Reprodução/AP)

Potências europeias,  os EUA e o Irã conseguiram esboçar um acordo surpreendentemente específico e abrangente sobre os próximos passos para limitar o programa nuclear de Teerã nesta sexta-feira, 2. Entretanto, autoridades disseram que algumas questões importantes ainda precisam ser resolvidas antes de um acordo final ser concluído até o dia 30 de  junho.

Reunidos em Lausanne, na Suíça, há vários dias, o grupo 5+1, que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Grã-Bretanha, Rússia, China, França) e a Alemanha concordaram que a capacidade nuclear do Irã será limitada.

O Irã aceitou ter seu programa monitorado durante 25 anos pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Além disso, seu programa de enriquecimento de urânio será suspenso durante os primeiros dez anos. Todo material nuclear iraniano ficará sob a responsabilidade da agência nuclear internacional.

Em troca, as potências devem retirar todas as sanções contra o Irã imediatamente. Países se comprometeram a não aplicar novas sanções.

O presidente dos EUA, Barack Obama, se mostrou satisfeito com o resultado. Ele reforçou que novas sanções podem ser impostas no caso de qualquer violação do acordo por parte de Teerã.

 

 

 

Fontes:
The New York Times - Iran agrees to framework of nuclear deal

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *