Início » Internacional » Preço mundial dos alimentos tem a maior queda desde 2008
Índice da FAO

Preço mundial dos alimentos tem a maior queda desde 2008

Média de preço dos alimentos comercializados no mundo registrou em agosto a maior queda dos últimos sete anos

Preço mundial dos alimentos tem a maior queda desde 2008
Segundo a FAO, o mundo tem hoje um estoque pleno de trigo (Foto: Acieg/Flickr)

O preço médio dos alimentos comercializados no mundo registrou em agosto a maior queda dos últimos sete anos. Os dados são de um índice divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Para fazer o levantamento, a organização compara os preços de uma cesta que contém os 73 alimentos mais consumidos no mundo, entre eles, óleos vegetais, grãos, carnes, açúcar e laticínios.

Após a análise, foi constatado um recuo de 5,2% na média de preço, o menor desde agosto de 2008. Entre os motivos para a queda está o aumento dos estoques globais e a redução da demanda chinesa, além da queda no preço das commodities, a maior em 16 anos.

O preço dos laticínios registraram um recuo de 9,1% e o dos óleos vegetais recuaram 8,6%. O preço do açúcar recuou 10%, a maior queda desde 2007, impulsionada pela desvalorização do dólar que, por sua vez, impulsionou as exportações do Brasil, maior produtor mundial. Já o preço da carne permaneceu estável.

Ainda segundo a FAO, o mundo tem hoje um estoque pleno de trigo por conta de robustas safras colhidas no hemisfério norte.

Fontes:
Valor-Preço dos alimentos tem a maior queda em quase sete anos, diz FAO

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *