Início » Internacional » Premier espanhol é pressionado a renunciar
Polêmica

Premier espanhol é pressionado a renunciar

Troca de mensagens com o ex-tesoureiro do partido governista, apontado como o pivô de um escândalo de corrupção, coloca Mariano Rajoy sob pressão

Premier espanhol é pressionado a renunciar
Mariano Rajoy descarta renúncia (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, está sofrendo pressão para renunciar após o jornal El Mundo ter divulgado uma troca de mensagens entre o premier e o ex-tesoureiro do Partido Popular (PP), apontado como o pivô de um escândalo de corrupção.

De acordo com o jornal, Mariano Rajoy enviou mensagens de apoio a Luis Barcenas, que está preso acusado de corrupção e fraude fiscal. O ex-tesoureiro do PP, partido que governa a Espanha, nega as acusações.

Em uma das mensagens enviadas por Rajoy a Barcenas no ano passado, o premier teria dito: “”Luis, eu entendo. Seja forte. Eu te ligo amanhã. Um abraço”.

As denúncias feitas pelo jornal El Mundo de que Rajoy e outros políticos espanhóis receberam pagamentos ilícitos enfureceram um país que sofre com a crise econômica.

O ex-tesoureiro do PP é acusado de ter administrado um fundo em que depositava doações de magnatas da construção civil para depois redistribuí-las entre os líderes do partido.

Alfredo Perez Rubalcapa, líder do principal partido de oposição do país, o Partido Socialista Operário Espanhol, pediu a renúncia imediata de Mariano Rajoy neste domingo, 14, em virtude da “situação política insustentável na Espanha”.

Rajoy descarta renúncia

Ainda de acordo com o jornal, as mensagens mostram que Mariano Rajoy e Luis Barcenas tiveram um “contato direto e permanente” pelo menos entre maio de 2011 e março de 2013.

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira, 15, o premier espanhol disse que não vai renunciar ao cargo. “Um primeiro-ministro não pode sair cada vez que insinuações, boatos ou informações interessadas de todo o tipo são publicadas”, ressaltou Rajoy.

Fontes:
BBC News - Spain Barcenas scandal: Rajoy under pressure over texts
TSF - Rajoy garante que não se demite nem cede a «chantagem»

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *