Início » Internacional » Presidente da Colômbia ganha Nobel da Paz
PRÊMIO NOBEL 2016

Presidente da Colômbia ganha Nobel da Paz

Comitê Nobel elogiou Santos por seus 'esforços determinados para acabar com mais de 50 anos de guerra civil em seu país'

Presidente da Colômbia ganha Nobel da Paz
Prêmio de US$ 930 mil será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro (Fonte: Reprodução/Flickr)

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2016 por seus esforços na busca de um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 7, pelo Comitê Nobel, que elogiou Santos por seus “esforços determinados para acabar com mais de 50 anos de guerra civil em seu país”.

No último domingo, 2, os colombianos rejeitaram nas urnas o acordo de paz entre o governo colombiano e as FARC. Apesar da vitória do “não” no plebiscito, as negociações continuam.

Ao anunciar o ganhador do Nobel da Paz, a presidente do Comitê Nobel norueguês, Kaci Kullman, disse que “o prêmio também deve ser visto como uma homenagem ao povo colombiano […] Os eleitores não disseram ‘não’ à paz, mas ao acordo”.

O prêmio não inclui o líder das FARC, Rodrigo Londoño, o Timochenko, que assinou o acordo de paz com o presidente colombiano. Timochenko e Santos faziam parte de uma lista dos mais cotados para receber o Nobel da Paz, mas seus nomes perderam força após a derrota no plebiscito.

O prêmio de US$ 930 mil será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

Em 2015, o Nobel da Paz foi entregue ao Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia por “sua contribuição decisiva para a construção de uma democracia pluralista na Tunísia, na esteira da Revolução de Jasmin de 2011”. Em 2014, o prêmio foi dividido entre a jovem paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação.

Fontes:
O Globo - Presidente colombiano Juan Manuel Santos vence Nobel da Paz 2016

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Milthon DeQuevedo disse:

    UM PAÍS TÃO IMENSO, TÃO RICO EM RECURSOS NATURAIS, QUE PODERIA ESTAR NO 1º MUNDO HÀ MUITO TEMPO, SE NÃO FOSSE AS ESCOLHAS ERRÔNEAS DO SEU POVO NA POLÍTICA,NA QUALIDADE DE SEUS REPRESENTANTES E TAMBÉM DA BAIXA CULTURA EXISTENTE, PARA ELEVAR A AUTO-ESTIMA E O ORGULHO NACIONAL!

  2. Roberto1776 disse:

    Prêmio fora de hora, pois o povo colombiano acertadamente não quer conceder ANISTIA a bandidos, terroristas, traficantes, guerrilheiros e tudo de ruim que essas FARC representam. Noruega errou feio com essa premiação totalmente fora de hora. Eles não tem ideia do que a ANISTIA fez no Brasil de diuma et caterva.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *