Início » Internacional » Presidente da Itália renuncia ao cargo
idade avançada

Presidente da Itália renuncia ao cargo

Giorgio Napolitano já havia avisado que deixaria o cargo por conta da idade avançada. Escolha de novo líder começará no fim deste mês

Presidente da Itália renuncia ao cargo
Sem Napolitano, primeiro-ministro perde seu elo entre os partidos no país para realizar as reformas necessárias (Foto: Reprodução/Estadão)

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, cumpriu sua promessa e renunciou ao cargo nesta quarta-feira, 14, dando início a um período de incertezas no país que testará a capacidade do primeiro-ministro, Matteo Renzi. Napolitano governou a Itália durante um dos períodos mais turbulentos de sua história.

No fim de 2014, em seu tradicional discurso de fim de ano, o presidente já havia afirmado que abriria mão de seu cargo devido à idade avançada. Ele completa 90 anos em junho e diz que isso prejudica sua capacidade de gerir o país.

Com a saída do presidente, Renzi perde um aliado importante em sua luta para implantar as reformas no país. Para sair da recessão, a Itália precisa de mudanças em âmbito econômico e institucional, para isso o primeiro-ministro precisa do apoio da maioria do congresso. Napolitano conseguia agregar os parlamentares em favor de suas causas, Renzi terá de desempenhar esse papel a partir de agora.

No fim de janeiro ou início de fevereiro, o parlamento começará o processo de escolha do novo presidente, que pode demorar mais de um mês e atrasar os planos do primeiro-ministro.

Fontes:
Estadão-Napolitano renuncia ao cargo de presidente da Itália

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *