Início » Internacional » Presidente do Irã coloca exército à disposição na luta contra o Isis
Combate ao terrorismo

Presidente do Irã coloca exército à disposição na luta contra o Isis

Hassan Rouhani diz que as forças armadas de seu país representam a melhor defesa contra o grupo extremista

Presidente do Irã coloca exército à disposição na luta contra o Isis
O Irã vem fornecendo apoio militar a milícias xiitas no Iraque, que desde o ano passado enfrentam o Isis (Foto: Wikimedia)

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse nesta terça-feira, 22, que as forças armadas de seu país são a melhor defesa contra grupos terroristas como o Estado Islâmico (Isis). A declaração foi dada em um discurso feito em Teerã, durante um ato de celebração do aniversário do início da guerra Irã-Iraque, que começou em 22 de setembro de 1980.

“Hoje, dizemos ao mundo que a maior força antiterrorismo são as forças armadas da República Islâmica do Irã”, disse o presidente iraniano.

O Irã vem fornecendo apoio militar a milícias xiitas no Iraque que desde o ano passado enfrentam o Estado Islâmico. O Irã também é um aliado-chave do presidente sírio Bashar al-Assad, cujas forças militares vêm enfrentando grupos rebeldes e jihadistas do Isis que tomaram boa parte do território sírio.

Rouhani declarou que seu exército está à disposição de outros países vizinhos, caso precisem de ajuda. “Se, Deus nos livre, o terrorismo emergir em outros países vizinhos, eles podem, novamente, depositar suas esperanças nas forças armadas iranianas”, disse o líder.

Há dois meses, Irã, EUA e outras potências firmaram um acordo em Viena que aumentaram as perspectivas para um estreitamento de laços diplomáticos e uma maior cooperação no combate ao Isis. Uma coalizão liderada pelos EUA já está fazendo bombardeios contra alvos do grupo extremista no Iraque e na Síria.

Fontes:
The Wall street Journal-Iran’s Armed Forces Are Middle East’s Best Defense Against ISIS, President Says

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *