Início » Internacional » Presidente do México cancela viagem após discussão com Trump
MURO FRONTEIRIÇO

Presidente do México cancela viagem após discussão com Trump

Trump e Peña Nieto estariam envolvidos em mais uma discussão sobre a construção do muro para separar México e os Estados Unidos

Presidente do México cancela viagem após discussão com Trump
Enrique Peña Nieto afirmou que o México nunca pagará pela construção do muro (Foto: Wikimedia)

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, suspendeu a sua viagem aos Estados Unidos depois da discussão ao telefone com o chefe de Estado americano, Donald Trump, que deseja que os mexicanos paguem pela construção do muro entre os dois países. A informação foi divulgada pelo jornal The Washington Post.

De acordo com a publicação, o presidente mexicano iria aos Estados Unidos entre o fim deste mês e o início de março, mas suspendeu a viagem devido à nova discussão com Trump. O chefe de Estado americano teria negado afirmar publicamente que o México não vai financiar a construção do muro.

A discussão entre os presidentes ocorreu na última terça-feira, 20, em uma ligação de cerca de 50 minutos de duração para conversar sobre a construção do muro. De acordo com a informação de um funcionário mexicano, o presidente Donald Trump “perdeu as estribeiras” durante a conversa.

Segundo o The Washington Post, funcionários americanos afirmaram que Trump não considera razoável que Peña Nieto acredite que o presidente dos Estados Unidos vá abandonar a sua promessa de campanha, na qual afirmou que obrigaria os mexicanos a pagar pela construção do muro. Além disso, esses funcionários descreveram o chefe de Estado americano como frustrado e exasperado ao falar do assunto.

Em janeiro de 2017, o presidente Donald Trump assinou uma ordem para o início da construção do muro. Na mesma época, o chefe de Estado Enrique Peña Nieto suspendeu a sua viagem aos Estados Unidos pela primeira vez, afirmando que o México não pagaria pelo muro.

Mesmo que a grave tensão em um primeiro momento tenha sido diminuída, Trump quer manter a promessa feita aos seus eleitores, quando afirmou que o México pagaria pelo muro. Já o presidente mexicano garante que não pagará pelo muro. “O México não acredita em muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro”, afirmou Peña Nieto em um vídeo publicado nas redes sociais.

Fontes:
DW - Peña Nieto cancela visita a Trump após discussão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Daniela Villa disse:

    Trump é mais inteligente que a média dos políticos, mas também é muito teimoso: ele pode deixar para a iniciativa privada fazer o muro e depois cobrar pedágio dos mexicanos que quiserem entrar nos USA. Ficariam ricos, se já não fossem.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *