Início » Internacional » Presidente do México propõe legalizar o casamento gay
DIREITOS DOS GAYS

Presidente do México propõe legalizar o casamento gay

Enrique Peña Nieto propôs legalizar o casamento gay em todo o país. Atualmente, apenas alguns estados permitem a união entre pessoas do mesmo sexo

Presidente do México propõe legalizar o casamento gay
Proposta é a mais recente das ideias liberais defendidas por Nieto (Foto: Flickr)

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, propôs na última terça-feira, 17, legalizar o casamento gay em todo o país. A união entre pessoas do mesmo sexo é permitida na capital Cidade do México e em outros estados, mas muitas regiões contrárias vêm enfrentando batalhas judiciais contra a prática.

A declaração de Nieto representa um marco na mudança gradual que vem ocorrendo na América Latina em direção à igualdade de direitos matrimoniais entre gays e heterossexuais. Isso porque o México é um país de forte tradição católica e a América Latina é um continente com um histórico de costumes sociais conservadores.

Ao apoiar a medida, Nieto reforça a posição do Supremo Tribunal do país, que em julgamentos têm decidido a favor dos casais gays, afirmando que limitar o casamento a casais heterossexuais é uma prática discriminatória. A iniciativa, no entanto, ainda precisa ser votada e aprovada pelo Congresso mexicano.

A legalização do casamento gay é a mais recente da série de propostas liberais defendidas por Nieto recentemente. No mês passado, ele defendeu a legalização da maconha para fins medicinais e recreativos.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *