Início » Internacional » Presidente do Peru concede indulto a Fujimori
PERU

Presidente do Peru concede indulto a Fujimori

Analistas acreditam que houve negociação do indulto num momento politicamente tenso para o presidente

Presidente do Peru concede indulto a Fujimori
Fujimori ficou no poder entre 1990 e 2000 (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

No último domingo, 24, o presidente do Peru, Pablo Kuczynski, concedeu indulto humanitário ao ex-governante Alberto Fujimori, de 79 anos, por conta de suas más condições de saúde. Segundo os médicos, o ex-presidente sofre de uma “doença progressiva, degenerativa e incurável”.

Leia também: Congresso peruano rejeita impeachment do presidente Kuczynski

Fujimori ficou no poder entre 1990 e 2000.  Em 2009, foi condenado a 25 anos de prisão pela autoria indireta dos massacres de 25 pessoas em 1991 e 1992, realizados pelo grupo militar secreto Colina, e o sequestro de duas pessoas em 1992.

“Em vez de reafirmar que num estado de direito não cabe um tratamento especial a ninguém, ficará para sempre a ideia de que sua libertação foi uma negociação política vulgar em troca da permanência de Kuczynski no poder”, escreveu José Miguel Vivanco do Human Rights Watch, no Twitter.

Pablo Kuczynski enfrentou processo de impeachment há poucos dias. Ele é acusado de ter recebido dinheiro da Odebrecht quando era ministro do governo Alejandro Toledo.

No Peru, jornalistas e analistas acreditam que houve uma negociação entre um setor do fujimorismo e o atual presidente para que dez congressistas do partido Força Popular se abstivessem de votar contra o presidente em troca do indulto.

Fontes:
O Globo-Presidente do Peru concede indulto e Fujimori deixa prisão
Estadão-Peru concede indulto humanitário a ex-presidente Fujimori por más condições de saúde

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *