Início » Internacional » Presidente filipino chama deputados europeus de ‘loucos’
FILIPINAS

Presidente filipino chama deputados europeus de ‘loucos’

Parlamento Europeu condenou 'o elevado número de execuções extrajudiciais' no âmbito da guerra antidrogas nas Filipinas

Presidente filipino chama deputados europeus de ‘loucos’
Rodrigo Duterte assumiu a presidência em meados do ano passado (Fonte: Reprodução/EPA)

Em discurso na noite deste domingo, 19, na Birmânia, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, chamou os deputados europeus de “loucos”.

Leia também: Ex-policial acusa presidente das Filipinas de ordenar assassinatos de opositores

A afirmação foi feita em resposta às críticas à guerra contra o narcotráfico nas Filipinas. O Parlamento Europeu condenou na semana passada “o elevado número de execuções extrajudiciais” no âmbito da guerra antidrogas lançada por Duterte, que assumiu a presidência em meados do ano passado e declarou guerra aberta contra as drogas.

“Não entendo estes loucos. O que é que estão tentando nos impor? Porque é que não se importam com as suas próprias coisas?”, questionou o presidente filipino em discurso exibido na TV. Rodrigo Duterte utilizou, como de costume, palavões e linguagem abusiva contra os críticos europeus.

Organizações de defesa dos direitos humanos dizem que já foram registradas mais de 5 mil mortes no país relacionadas à companha de Duterte.

Vários países e organizações internacionais, como a Human Rights Watch e a Anistia Internacional, consideram a “guerra contra as drogas” nas Filipinas uma violação de direitos humanos. O presidente Rodrigo Duterte também é acusado de supervisionar crimes contra a humanidade.

Duterte ressaltou neste domingo que mais pessoas vão ser mortas: “Mais pessoas vão morrer. Eu disse que não vou parar. Vou continuar até que o último barão da droga nas Filipinas seja morto”.

Fontes:
Jornal de Notícias - Presidente filipino chama "loucos" a eurodeputados

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *