Início » Internacional » Presidentes de Israel e Palestina oram com papa no Vaticano
Atendendo ao pedido

Presidentes de Israel e Palestina oram com papa no Vaticano

Papa Francisco, Shimon Peres e Mahmoud Abbas pedem paz em orações judaicas, cristãs e muçulmanas

Presidentes de Israel e Palestina oram com papa no Vaticano
Encontro foi convocado por Francisco durante sua visita ao Oriente Médio, em maio deste ano (Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Atendendo ao pedido feito pelo papa Francisco durante sua visita ao Oriente Médio em maio deste ano, os presidentes Mahmoud Abbas, da Palestina, e Shimon Peres, de Israel, se reuniram com o papa para orar pela paz no Oriente Médio.

Leia mais: Papa e Obama viajam ao Oriente Médio e adotam discursos pela paz

O encontro sem precedentes aconteceu no último domingo, 8, nos jardins do Vaticano, considerado um local neutro por ser ao ar livre e não ter imagens nem símbolos religiosos. A cerimônia foi dividida em três atos, em cada um deles foram feitas orações judaicas, cristãs e muçulmanas.

Francisco pediu aos líderes o fim da construção do “muro das inimizades”, em referência ao muro que Israel está construindo na Cisjordânia para separar o território judeu do palestino. O papa também pediu a “retomada do diálogo” entre os dois lados.

“Para fazer paz é preciso coragem, muito mais do que para fazer guerra. É preciso coragem para dizer sim aos encontros e não aos enfrentamentos. Sim ao diálogo e não à violência. Sim às negociações e não às hostilidades”, disse Francisco.

Peres disse que “ainda que a paz não possa ser alcançada facilmente, é preciso lutar por ela, aceitando sacrifícios e compromissos”. Já Abbas disse que os palestinos desejam “uma paz justa e uma vida digna” e defendeu a criação de um Estado Palestino soberano.

O Vaticano minimizou as expectativas de que o encontro tivesse efeitos políticos. “Ninguém é tão presunçoso de achar que a paz vai acontecer na segunda-feira. A intenção é reabrir uma estrada que estava fechada há algum tempo”, disse o padre Pierbatista Pizzaballa, um dos organizadores do encontro.

Fontes:
O Globo-Peres e Abbas rezam com Papa Francisco
Folha-Papa recebe líderes de Israel e Palestina para oração conjunta

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *