Início » Internacional » Pressão alta pode afetar habilidades cognitivas infantis
SAÚDE

Pressão alta pode afetar habilidades cognitivas infantis

Em estudo, 75 crianças com pressão alta tiveram desempenho pior do que 75 crianças com pressão sanguínea normal em testes de funções cognitivas

Pressão alta pode afetar habilidades cognitivas infantis
Crianças hipertensas foram comparadas com crianças de pressão normal (Foto: Flickr/amenclinics)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um número cada vez maior de crianças sofre de pressão alta como consequência da obesidade. Evidências sugerem que a hipertensão pode afetar as habilidades cognitivas infantis, reduzindo a memória, atenção e habilidade de organização de fatos.

Em um estudo publicado esta semana, no Journal of Pediatrics, 75 crianças com pressão alta não tratada, com idades entre 10 e 18 anos, tiveram desempenho pior do que 75 crianças da mesma idade com pressão sanguínea normal em testes de funções cognitivas.

As diferenças foram sutis, e o estudo não prova que pressão alta diminua habilidades cognitivas nas crianças. Mesmo assim, os resultados alarmaram especialistas.

“Este estudo realmente nos mostra que há algumas diferenças. Os resultados não são aleatórios”, disse o Dr. David B. Kershaw, diretor de nefrologia pediátrica no Hospital Infantil C. S. Mott, da Universidade de Michigan. Ele não estava envolvido na pesquisa.

O Dr. Marc B. Lande, professor de nefrologia infantil do Centro Médico da Universidade de Rochester, e seus colegas testaram crianças em quatro localidades de três estados, comparando aqueles com e sem pressão alta por idade, educação maternal, raça, níveis de obesidade e outros fatores. As crianças com pressão elevada tiveram performances inferiores em testes de memória, velocidade de processamento e habilidades verbais.

Fontes:
The New York Times-How High Blood Pressure May Hurt Children’s Brains

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *