Início » Economia » Primeiro-ministro grego renuncia
Grécia

Primeiro-ministro grego renuncia

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a Grécia recebeu a primeira parcela do pacote de resgate

Primeiro-ministro grego renuncia
Alexis Tsipras apresentou sua renúncia e a de sua equipe do governo ao presidente do país (Foto: Wikimedia)

Nesta quinta-feira, 20, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresentou sua renúncia e a de sua equipe do governo ao presidente do país e convocou eleições antecipadas.

O anúncio ocorreu depois de ele ter convocado um referendo sobre as medidas de austeridade impostas ao país. Desde a aprovação do terceiro pacote de ajuda financeira ao país, o primeiro-ministro tem enfrentado uma rebelião dentro de seu partido, o esquerdista Syriza. Tsipras afirmou, em rede nacional, que cabe aos gregos julgarem se ele os representou adequadamente na batalha com credores estrangeiros.

A renúncia abre caminho para eleições antecipadas, que devem acontecer em 20 de setembro, segundo informações da Reuters. O anúncio acontece no mesmo dia em que a Grécia recebeu a primeira parcela do pacote de resgate aprovado pela União Europeia. Ao todo, serão desembolsados 86 bilhões de euros ao longo dos próximos três anos para recuperar as finanças do país.

Em troca, Bruxelas exigiu de Atenas uma série de reformas, o que inclui o aumento de impostos, o corte de gastos, além da criação de um fundo para gerir as privatizações que estão sendo feitas no país.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Premiê da Grécia renuncia e convoca eleições antecipadas
Terra-Após acordo, primeiro-ministro da Grécia anuncia renúncia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *