Início » Internacional » Primeiro satélite de fabricação própria do Irã pode estar em órbita
Oriente Médio

Primeiro satélite de fabricação própria do Irã pode estar em órbita

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Irã pode ter se tornado o segundo país do Oriente Médio com capacidade de lançar satélites. O país anunciou pela agência Fars, nesta terça-feira, que seu primeiro satélite Omid, de fabricação própria, entrou em órbita. O programa espacial iraniano sempre foi visto com desconfiança pelos países ocidentais, pois a tecnologia de longo alcance, usada para colocar satélites em órbita, serve também para fins bélicos. A notícia trouxe temor na comunidade internacional. Isso pode permitir que o Teerã desenvolva capacidades de ataque militar por meio de mísseis.

O Teerã afirma que o satélite foi lançado com motivações pacíficas "para atender às necessidades do país". O ministro das relações exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, afirmou ainda que o que diferencia seu país das outras nações com a mesma capacidade é que o Irã acredita que "a ciência pertence a toda a humanidade". Ele disse ainda que o satélite permite reunir informações de que o Irã precisa para projetos tecnológicos.

A se confirmar o lançamento, o satélite seria parte das comemorações do 30° aniversário da Revolução Islâmica de 1979. O presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, apareceu em uma TV iraniana dando a ordem de lançamento do foguete Safir-2, propulsor de lançamento do satélite.

Fontes:
Folha Online - Irã no admin

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *