Início » Internacional » Prisões por porte de maconha caem 75% em Nova York
Lei antidrogas nos EUA

Prisões por porte de maconha caem 75% em Nova York

Em dezembro de 2014, o número de prisões por porte de maconha caiu de 1.820 para 460, em relação ao mesmo período do ano anterior

Prisões por porte de maconha caem 75% em Nova York
Nova lei antidrogas da cidade tornou a posse de até 25 gramas de cannabis um delito leve, que não prevê detenção (Reprodução/Internet)

A cidade de Nova York já começa a sentir os efeitos da nova política antidrogas adotada recentemente. Em dezembro de 2014, o número de prisões por porte de maconha caiu de 1.820 para 460, em relação ao mesmo período do ano anterior. O total representa uma queda de 75% nas detenções. Os dados são de um relatório elaborado pela Divisão de Estatísticas da Justiça Criminal.

Em novembro do ano passado, a polícia de Nova York passou a tratar a posse de maconha para uso próprio como um delito leve que não prevê prisão. A mudança de abordagem foi uma reivindicação da própria população.

“Desde o início da nossa política, em 2014, as atividades de repressão ao uso de maconha estão tendendo a enquadrar todas as categorias de delito na penalidade mínima”, disse Kim Royster, porta-voz da polícia de Nova York.

Pela nova lei antidrogas da cidade, pessoas que forem flagradas com até 25 gramas de maconha em público são tratadas como infratores e pagam uma multa de, no mínimo, US$ 100. Antes, a punição era três meses de prisão e registro criminal.

Fontes:
O Globo-Prisões por porte de maconha caem 75% em Nova York

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *