Início » Cultura » Proclamação da República da Coreia do Norte
Nesta Data

Proclamação da República da Coreia do Norte

No dia 9 de setembro de 1948, é proclamada a República da Coreia do Norte

Proclamação da República da Coreia do Norte
A Coreia do Norte chegou a ser um sucesso comunista, com economia mais forte do que a vizinha do sul (Reprodução/Internet)

A história da Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano, os japoneses foram expulsos da península coreana e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 (zona livre entre as duas Coreias) e os estadunidenses ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.

A Coreia do Norte foi proclamada como República Popular Democrática da Coreia em 9 de setembro de 1948. Foi nessa data que o país passou a ser oficialmente uma nação, com Kim Il-sung na liderança e em busca de dois objetivos principais: implementar o comunismo no seu território e se transformar em um Deus para os seus conterrâneos. As duas metas foram alcançadas com folga.

Durante anos, enquanto a União Soviética existia, a Coreia do Norte chegou a ser um sucesso comunista, com economia mais forte do que a vizinha do sul. Até hoje, as maiores obras que o país fez foram realizadas no período em que Kim Il-sung governou a nação vivo – e muitas outras foram levantadas em seu nome nas últimas duas décadas, desde quando ele passou a governar os norte-coreanos morto, conforme garante a constituição local.

Fontes:
Blog Gabriel quer viajar-Coreia do Norte: o país mais estranho do mundo é um país deste mundo
Novo Tópico-História da Coreia do Norte

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *