Início » Internacional » Procurador egípcio ordena liberação do presidente deposto Hosni Mubarak
EGITO

Procurador egípcio ordena liberação do presidente deposto Hosni Mubarak

O ex-ditador estava preso desde que foi afastado do poder em 2011

Procurador egípcio ordena liberação do presidente deposto Hosni Mubarak
Mubarak passou a maior parte dos últimos seis anos no Hospital Militar Maadi (Foto: Wikimedia)

Um procurador egípcio ordenou, nesta segunda-feira, 13, a libertação imediata de Hosni Mubarak, que presidiu o Egito por 30 anos, do hospital militar no Cairo onde ele passou a maior parte dos últimos seis anos.

A notícia da liberação de Mubarak veio, primeiro, pelo advogado de longa data do político, Farid el-Deeb. Em uma entrevista televisionada, ele disse que Mubarak, de 88 anos, poderia ser libertado na terça ou quarta-feira. Horas depois, a mídia estatal anunciou que um procurador do Cairo, Ibrahim Saleh, deu a ordem de soltura.

A liberação do ex-presidente era esperada desde que o principal tribunal de apelações do Egito o inocentou, no início de março, na última ação penal que ele enfrentava. Mesmo antes disso, muitos egípcios consideravam sua detenção no hospital uma questão política.

Mesmo assim, a libertação de um dos mais notórios líderes árabes, aliado americano acusado de corrupção e favoritismo, é um marco na história do Egito e, em alguns aspectos, evidencia o quão pouco mudou desde os dias tumultuosos de 2011, quando milhões de jovens egípcios protestaram nas ruas, exigindo mudanças de direção radical.

Fontes:
The New York Times-Egyptian Prosecutor Orders Release of Hosni Mubarak, President Toppled in 2011

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *