Início » Internacional » Produção de cocaína na Colômbia atinge maior nível em 20 anos
NARCOTRÁFICO

Produção de cocaína na Colômbia atinge maior nível em 20 anos

De acordo com relatório da Casa Branca, área de plantio da coca é a maior desde a implementação do Plano Colômbia

Produção de cocaína na Colômbia atinge maior nível em 20 anos
Área de cultivo de coca atingiu a marca de 188 mil hectares em 2016 (Foto: Wikimedia)

Um relatório divulgado pela Casa Branca nesta terça-feira, 14, revelou que a produção de cocaína na Colômbia atingiu seu nível mais alto nos últimos 20 anos, mesmo com os esforços do governo dos Estados Unidos para acabar com o narcotráfico no país.

De acordo com o governo americano, a área destinada ao cultivo da droga no país aumentou 18% de 2015 para 2016, atingindo a marca de 188 mil hectares (1,8 mil km²) de plantações de coca. Além disso, em 2015 foi registrada o maior aumento na produção, quando subiu 42% em relação ao ano anterior. É o maior número desde 1994, cinco anos antes do Plano Colômbia implementado pelos Estados Unidos.

Quando o governo americano iniciou o combate às drogas na Colômbia, o país tinha 123 mil hectares de coca e os números dispararam até 2001, quando foram registrados 170 mil hectares – a maior marca até então.

A alta no cultivo da coca é atribuída em parte ao fim da fumigação das áreas de plantio. A prática foi suspensa em 2014 pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos por conta dos riscos à saúde das populações vizinhas dessas plantações.

Incentivo aos produtores

No entanto, outro fator é apontado como decisivo para esse crescimento: o acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Um dos pontos do acordo previa que as áreas destinadas ao cultivo da coca, controladas pela guerrilha, fossem substituídas por plantações de culturas alternativas e que o governo pagaria subsídios aos produtores que aderissem à prática.

As autoridades americanas alertam, entretanto, que o acordo teve um efeito inverso e incentivou camponeses a plantarem coca, sabendo que depois serão compensados com os subsídios do governo quando decidirem plantar batatas e frutas. As principais áreas de cultivo estão localizadas em zonas remotas do país, como Puerto Bello, no sul.

Segundo o governo colombiano, desde a assinatura do acordo de paz, cerca de 55 mil famílias se comprometeram a abandonar o plantio de coca. Atualmente, mais de 82 mil famílias vivem da produção da droga.

Fontes:
The Guardian-Colombia's coca production soars to highest level in two decades, US says

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *