Início » Internacional » Protestos raciais ameaçam o legado do 1º presidente negro dos EUA
Um teste para Obama

Protestos raciais ameaçam o legado do 1º presidente negro dos EUA

Ativistas da igualdade racial reclamam da apatia de Barack Obama frente aos protestos raciais que tomaram o país

Protestos raciais ameaçam o legado do 1º presidente negro dos EUA
Obama não tem sido o ativista da igualdade racial que todos esperavam (Reprodução/Internet)

Os protestos raciais tomaram conta de várias cidades dos Estados Unidos. As mortes dos jovens negros Michael Brown e Eric Garner, ambos mortos por policiais, causaram revolta e levaram muitos negros americanos a esperar uma reação de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA.

Mas, para decepção de muitos, Obama não tem sido o ativista da igualdade racial que todos esperavam. O presidente não apoiou os manifestantes quando os policiais brancos foram absolvidos pelas mortes dos jovens negros.

Conselheiros da Casa Branca afirmam que os protestos raciais serão o último grande teste para o último ano do segundo mandato do presidente. “O presidente está comprometido com essa questão”, disse a conselheira Valerie Jarrett.

Em um encontro com Jarret e o procurador-geral americano, Eric Holder Jr., Obama alterou um discurso que faria sobre a imigração no país, e adicionou a frase “seu presidente estará ao seu lado”. A alteração foi uma forma de mostrar comprometimento com a população.

Este ano, Obama implementou algumas medidas em prol dos negros americanos. Entre elas está a criação da My Brother’s Keeper, organização criada para garantir oportunidades aos negros e outras minorias dos EUA.

Contudo, ativistas da igualdade racial afirmam que as ações de Obama ainda não são o suficiente. A apática resposta de Obama aos protestos de Ferguson diminuiu a imagem do presidente perante grupos de ativismo racial. Em um levantamento feito na semana passada, pelo Pew Research Center, metade dos entrevistados desaprovou a forma como Obama vem lidando com as questões raciais.

Fontes:
The New York Times-Unrest Over Race Is Testing Obama’s Legacy

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *