Início » Internacional » Putin anuncia trégua entre rebeldes e forças de Assad
GUERRA NA SÍRIA

Putin anuncia trégua entre rebeldes e forças de Assad

Acordo foi confirmado pelo exército sírio, que disse que o cessar-fogo deve começar à meia noite desta sexta-feira, 30

Putin anuncia trégua entre rebeldes e forças de Assad
Acordo foi anunciado por Vladimir Putin. Rebeldes sírios concordam com o cessar-fogo (Foto: Divulgação/Kremlin)

Nesta quinta-feira, 29, o presidente russo Vladimir Putin anunciou um acordo de cessar-fogo entre o governo sírio e rebeldes, que estão em conflito desde 2011.

“Foram assinados três documentos: o primeiro é entre o governo sírio e a oposição armada sobre o cessar-fogo para todo o território sírio”, disse Putin, em declaração, acrescentando ainda que um quarto do documento se refere a negociações de paz.

Além do cessar-fogo, ele anunciou a redução da presença do exército russo na Síria, mas disse que vai continuar lutando contra o terrorismo. O comunicado releva que o acordo exclui os jihadistas do Estado Islâmico e do grupo conhecido anteriormente como Frente Al-Nusra, ramificação síria da Al-Qaeda.

O acordo foi confirmado pelo exército sírio, que disse que o cessar-fogo deve começar à meia noite desta sexta-feira, 30. Um representante de um grupo rebelde também confirmou que a oposição concorda com o cessar-fogo.

De acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia afirmou que Rússia e Turquia vão agir como guardiões do cessar-fogo nacional estabelecido na Síria. “Com esse acordo, as partes concordaram em cessar todos os ataques armados, incluindo aéreos, e prometeram não expandir as áreas de controle sobre a outra parte”, diz o documento.

Fontes:
G1-Putin anuncia acordo de cessar-fogo entre regime sírio e os rebeldes armados

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *