Início » Internacional » Putin e Poroshenko se reunirão para discutir paz na Ucrânia
Conflito Rússia x Ucrânia

Putin e Poroshenko se reunirão para discutir paz na Ucrânia

O encontro é um sinal de esperança para Moscou, Kiev e para o Ocidente, já que lança luz ao embate sobre a decisão da Rússia de cortar o abastecimento, em função da pungente dívida da Ucrânia

Putin e Poroshenko se reunirão para discutir paz na Ucrânia
Os esforços para se chegar a um acordo foram atenuados pelos conflitos no leste da Ucrânia (Reprodução/Internet)

O presidente russo Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Poroshenko se reunirão na Itália no próximo fim de semana para tratar o fornecimento de gás e a paz na Ucrânia.

Leia mais: Crise econômica pode fazer a Ucrânia ceder à pressão da Rússia
Leia mais: Europa sob ameaça de corte de gás

Segundo um comunicado do Kremilin, emitido na última terça-feira, 14, os líderes já haviam debatido, por telefone, medidas para restabelecer a paz no leste da Ucrânia.

O encontro em Milão é um sinal de esperança para Moscou, Kiev e para o Ocidente, já que lança luz ao embate sobre a decisão da Rússia de cortar o abastecimento, em função da pungente dívida da Ucrânia.

Caso não haja acordo, os ucranianos poderão enfrentar falta de energia neste inverno. Além disso, a Europa também poderá ter o fornecimento de gás comprometido – como em 2006 e 2009 – , uma vez que um terço da demanda de gás do continente parte da Rússia e metade disso circula pelos gasodutos da Ucrânia.

A produtora russa de gás natural Gazprom GAZP.MM cortou o fornecimento a Kiev em junho, pelo não pagamento de dívidas que, segundo a Rússia, somam mais de 5 bilhões de dólares.

Os esforços para se chegar a um acordo foram atenuados pelos conflitos no leste da Ucrânia, que causaram o maior impasse nas relações de Moscou com o Ocidente desde a Guerra Fria.

 

 

 

Fontes:
Reuters-Putin e Poroshenko se reunirão para discutir paz na Ucrânia e fornecimento de gás

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *