Início » Internacional » Quais são as vantagens das cédulas de plástico?
Dinheiro de plástico

Quais são as vantagens das cédulas de plástico?

Inglaterra planeja aumentar a lista de 20 países que substituíram as cédulas de papel pelas feitas de plástico

Quais são as vantagens das cédulas de plástico?
Cédulas de plástico tem um tempo útil mais longo (Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Banco da Inglaterra quer que o país substitua todas as cédulas de dinheiro de papel por outras, feitas de plástico, até 2016. Mas quais são as vantagens do dinheiro de plástico?

Primeiro, o custo-benefício. Na Inglaterra, todas as 2,9 bilhões de notas são feitas de papel, a um custo de US$ 92 milhões. Porém, o papel não é muito resistente e o tempo de duração da cédula de papel é muito curto. Algumas notas duram menos de um ano, antes de serem substituídas.

Por outro lado, as cédulas de plástico tem um tempo útil mais longo. Estudos sugerem que elas duram, em média, de cinco a seis anos. Isso significa que cédulas de plástico precisam ser substituídas com menos frequência. Durante um período de dez anos, o Banco da Inglaterra estima que vai economizar cerca de 100 milhões de libras.

Outra vantagem das cédulas de plástico é o combate à falsificação. Estima-se que uma em cada quatro cédulas da Inglaterra seja falsa. Em 2012, o Banco da Inglaterra retirou de circulação cerca de 720 mil notas falsas. Falsificar cédulas de plástico é mais complicado, pois os recursos de segurança resistem ao desgaste do tempo. Na Austrália, um dos 20 países que utilizam cédulas de plástico, o índice de falsificação após a substituição das cédulas de papel caiu. Atualmente, ele representa um quinto do total registrado pela Inglaterra.

As notas de plástico também agradam ativistas do meio ambiente, já que podem ser recicladas, transformando-se em outros objetos, como vasos de plantas.

Apesar disso, ainda existem algumas controvérsias quanto ao uso de cédulas de plástico. Algumas pessoas acreditam que o polímero facilita a transmissão de germes. Outras, consideram o plástico menos maleável, o que atrapalha na hora de encher a carteira. Além disso, os bancos terão de adaptar os caixas eletrônicos para emitir cédulas de plástico, que normalmente são menores que as de papel.

Fontes:
The Economist-What's the point of plastic banknotes?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *