Início » Internacional » Quais são os méritos e o plano de governo de Hillary Clinton?
Eleições americanas

Quais são os méritos e o plano de governo de Hillary Clinton?

A candidata mais famosa das eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2016 é surpreendentemente a que menos se revelou em termos políticos até agora

Quais são os méritos e o plano de governo de Hillary Clinton?
Como secretária de Estado, ela voou quase um milhão de quilômetros e visitou 112 países (Reprodução/Wikimedia)

Hillary Clinton anunciou sua candidatura à presidência dos EUA pelo Partido Democrata em 12 de abril. A Sra. Clinton ambiciona o cargo político máximo do país há muito tempo. Ela quase ganhou as eleições em 2008 e em muitos aspectos é uma candidata mais forte agora e inicia a campanha presidencial como favorita.  Então, vale a pena perguntar: quais são seus méritos e seu plano de governo?

Competência e experiência, dizem seus partidários. Como secretária de Estado, ela voou quase um milhão de quilômetros e visitou 112 países. Caso aconteça uma crise internacional, é bem provável que conheça o lugar, tenha lido documentos importantes sobre a situação sociopolítica local e tomado chá com as principais autoridades. Nenhum candidato pode se vangloriar de ter tido uma experiência semelhante.

Hillary Clinton também conhece muito bem Washington, D.C. Durante oito anos atuou como conselheira de um presidente (seu marido), que equilibrou o orçamento do país e fez acordos bipartidários para promover a reforma do bem-estar social e incentivar a abertura comercial da América do Norte. Depois, como senadora, cultivou o hábito de conversar e trabalhar em conjunto com senadores de ambos os partidos, o que levou alguns líderes republicanos a se arrependerem de não lhe terem dado o justo valor no passado. Como presidente, Hillary Clinton seria mais hábil em fazer acordos com legisladores de ambos os partidos do que o presidente Obama tem sido. Ou pelo menos se esforçaria mais.

Mas qual seria a sua proposta política? Para alguém que está no centro do cenário político há 25 anos, suas crenças e opiniões são difíceis de definir. Os pontos de vista de alguns candidatos podem ser deduzidos a partir da posição política de seus conselheiros, mas Hillary Clinton tem centenas de conselheiros, inclusive pessoas notáveis do Partido Democrata. Na opinião de Charles Schumer, um ex-senador por Nova York, e seu colega no Senado, Hillary Clinton é “a pessoa mais enigmática que jamais conheceu”.

A campanha mal começou, mas para que a Sra. Clinton mereça o cargo que ambiciona, será preciso responder a perguntas.

 

Fontes:
The Economist-What does Hillary stand for?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *