Início » Internacional » Qual a solução para o problema da aposentadoria?
Reforma da aposentadoria

Qual a solução para o problema da aposentadoria?

Aumentar a idade da aposentadoria exacerba a desigualdade entre ricos e pobres

Uma solução populista frequente ao problema de uma população idosa é de aumentar a idade da aposentadoria. Mas essa solução exacerba a desigualdade. As classes mais pobres da população em geral não frequentam a universidade e, portanto, têm uma vida de trabalho mais longa do que pessoas mais ricas. Além disso, têm uma expectativa de vida menor, com períodos mais curtos de aposentadoria.

Esse problema está se agravando, como revela o último relatório da OCDE sobre pensões. A defasagem aumentou para cerca de um ano na França e nos Estados Unidos, e de aproximadamente meio ano no Reino Unido.

Então, o que deveria ser feito para resolver ou minimizar essa desigualdade? Na França é preciso ter um número mínimo de anos de contribuição para receber a pensão do governo; assim, os que começam a trabalhar mais cedo aposentam-se também mais cedo. No entanto, o tempo de contribuição de 41,5 anos é muito pequeno (os projetos de reforma da previdência social preveem um aumento para 43 anos em 2030).

Outra opção seria manter um padrão da idade de aposentadoria, mas, ao mesmo tempo, conceder benefícios às pessoas que não têm condições de trabalhar aos 60 e poucos anos.

Fontes:
The Economist-Live poor, die young

3 Opiniões

  1. claudio de oliveira silva disse:

    JESUS DISSE: DAi A CÉSAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS E PONTO FINAL. QUEM TEM O DIREITO A UMA APOSENTADORIA ESPECIAL QUE SE APOSENTE. MAS NAO E ISSO QUE ESTA ACONTECENDO; ACABARAM COM ESSE TIPO DE APOSENTADORIA, AQUELE METALURGICO BATENDO MARRETA DIRETO,AQUELE SOLDADOR RESPIRANDO A FUMAÇA TOXICA. E PARA TODO AQUELE QUE TEM O SEU DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL; O SEU FHC ACABOU CHAMANDO O TRABALHADOR DE VAGABUNDO. SOU A FAVOR DE ACABAR COM A APOSENTADORIA DOS POLÍTICOS; ELES NAO PRECISAM POIS CHEGAM A HORA QUE QUEREM, E TEM AJUDA PRA TUDO, E VC E EU QUAL A AJUDA QUE TEMOS. EU SOU CONTRA VIOLENCIA, MAS O POVO PRECISA VOLTAR AS RUAS PARA COBRAR O FIM DA APOSENTADORIA DESSES POLÍTICOS QUE NAO FAZEM NADA PARA O BRASIL NADA MESMO. NAO HÁ IGUALDADE NESSE BRASIL, SÓ A COVARDIA POR PARTE DESSES POLÍTICOS.

  2. Isam disse:

    Em primeiro ligar, acabar com a aposentadoria vergonhosa dos parlamentares, governadores, ex-presidentes. Onde já se viu tanto privilégio? Deputados, Senadores, poderem aposentar apos três mandatos, governadores e presidentes receberem aposentadorias vitalícias, só neste país depravado e ainda pregam igualdade social. Para esses sangue-sugas que já consolidaram outros benefícios, entre eles, o PLANO DE SAÚDE VITALÍCIO para si e todos os familiares nos melhores hospitais, inclusive no exterior, tudo pago por nós (povão), enquanto isso, em troca, nós é oferecido o SUS (DITO PELO LULA, COMO O MELHOR SISTEMA DE SAÚDE, QUE SERVE DE EXEMPLO AOS DEMAIS PAÍSES.

  3. Joma Bastos disse:

    A primeira solução, é igualar a idade do Homem de da Mulher para se aposentarem.
    Os homens têm uma expectativa de vida de 71,3 anos e as mulheres de 78,6 anos.
    Criar valor máximo para a aposentadoria.
    Acabar com a distorção entre setor público e privado.
    Rever os cálculos para o fator previdenciário.
    Investir fortemente no desenvolvimento econômico e social, para conseguir trabalho devidamente remunerado, para os mais de 25 milhões de desempregados que não constam das estatísticas como tal, os quais são beneficiários do Bolsa Família.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *