Início » Internacional » Quase 10 milhões de pessoas desconhecem que estão contaminadas por HIV
VÍRUS HIV

Quase 10 milhões de pessoas desconhecem que estão contaminadas por HIV

Dados foram divulgados em um relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS. Órgão pede a governos que façam dos testes de HIV um direito humano básico

Quase 10 milhões de pessoas desconhecem que estão contaminadas por HIV
No Brasil, cerca de 15% das pessoas contaminadas com o vírus HIV desconhecem sua situação (Fonte: Agência Brasil)

Dados divulgados na última quinta-feira, 22, em um relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), apontam que há, atualmente, 9,4 milhões de pessoas no mundo contaminadas com o vírus HIV que desconhecem a sua situação.

De acordo com o UNAIDS, do total de pessoas contaminadas, 75% sabem que convivem com o vírus. Em 2015 a taxa era de 67%. Especialistas alertam para a necessidade de adotar novas estratégias visando ampliar o número de pessoas que sabem que estão contaminadas, contribuindo, assim, para conter a proliferação da doença.

Estima-se que, no Brasil, cerca de 15% das pessoas contaminadas com o vírus HIV desconhecem sua situação. Em 2017, 21,7 milhões de pessoas (ou cerca de 60% de todos os contaminados) tinham acesso ao tratamento contra a doença. No ano passado foram identificados 1,8 milhão de novos casos de HIV. Para efeitos de comparação, em 2000 foram 2,8 milhões. O número de mortes em decorrência da doença também diminuiu de 1,5 milhão, no ano 2000, para 940 mil, em 2017.

O relatório também aponta a necessidade de fazer do teste de HIV direito humano básico e pede que os governos se comprometam a tomar medidas que ampliem no número de testes, bem como o acesso ao tratamento. O documento também aponta a necessidade de eliminar estigmas que impedem o diagnóstico. “Estudos mostram que o medo de ser visto fazendo um teste de aids é um dos obstáculos para muitos que temem depois serem estigmatizados em suas famílias e na comunidade”, diz o relatório.

Fontes:
Terra - Quase 10 milhões não sabem que foram contaminados pelo HIV

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *