Início » Internacional » Quase 30% da população mundial está acima do peso
Estudo

Quase 30% da população mundial está acima do peso

É necessária uma ação drástica, 'já que a obesidade alcança agora uma proporção de crise', diz estudo

Quase 30% da população mundial está acima do peso
A obesidade é responsável por cerca de 5% de todas as mortes no mundo (Fonte: Reprodução/AFP)

Um estudo divulgado nesta quinta-feira, 20, pelo Instituto Global McKinsey revelou que mais de 2,1 bilhões de pessoas no mundo inteiro — ou quase 30% da população mundial — estão com sobrepeso ou obesas.

De acordo com o estudo, a obesidade é responsável por cerca de 5% de todas as mortes no mundo. Além disso, causa um impacto negativo na economia global semelhante ao tabagismo e aos conflitos armados.

A previsão dos consultores do Instituto Global McKinsey é de que pelo menos 50% da população adulta mundial estará com sobrepeso ou obesa até 2030.

Ainda segundo o estudo, é necessária uma “resposta coordenada” de governos, varejistas e fabricantes de comida e bebidas, e também uma ação drástica, “já que a obesidade alcança agora uma proporção de crise”.

Os autores do estudo ressaltaram que uma ação direcionada poderia fazer 20% dos obesos voltarem ao peso normal em dez anos.

A obesidade, ainda segundo os autores, custa à economia global US$ 2 trilhões em cuidados com a saúde e perda de produtividade, o que representa 2,8% do PIB mundial.

Fontes:
Yahoo! - Estudo alerta que quase 30% da população mundial está acima do peso

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *