Início » Internacional » Quase 5 mil pessoas foram mortas pelo ebola, aponta OMS
surto de ebola

Quase 5 mil pessoas foram mortas pelo ebola, aponta OMS

Segundo a entidade, 9.936 casos da doença foram contabilizados até o último domingo, 19

Quase 5 mil pessoas foram mortas pelo ebola, aponta OMS
Vila de refugiados do ebola na Libéria (Reprodução/internet)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na última quarta-feira, 22, o balanço das vítimas fatais do ebola: ao menos 4.877 perderam a vida no pior surto da doença já registrado no mundo. Segundo a entidade, 9.936 casos da doença foram contabilizados até o último domingo, 19.

Leia mais: Cuba assume a linha de frente do combate ao ebola

Entretanto, a soma real de mortos pode ser três vezes maior que o apontado: por um fator de 1,5 vez em Guiné, por 2 em Serra Leoa e por 2,5 na Libéria, com o índice de mortalidade rondando os 70% em todos os casos. Estes números elevariam o número de óbitos para 15 mil.

A Libéria apresentou o maior número de casos registrados (4.665) e mortes (2.705). Na sequência aparece Serra Leoa, com 3.706 casos e 1.259 mortes, e Guiné, com 1.540 e 904, respectivamente.

Nos últimos dias, a transmissão da doença se intensificou nas cidades de Monróvia e Freetown, enquanto em Conacri (capital de Guiné) surgiram 18 novos da epidemia. Embora contido na Nigéria e no Senegal, o vírus está se espalhando na direção da Costa do Marfim, tanto pela Libéria quanto pela Guiné. Em Kankan foi identificado o primeiro caso, na semana passada.

Segundo a organização, o distrito liberiano de Lofa registrou a terceira semana consecutiva de queda em números de casos, com relatos apontando que a mudança se deve às medidas de controle.

Entre os casos há 443 de agentes de saúde; 244 deles morreram. A OMS informou que vem realizado análises extensivas para identificar as razões do alto índice de contágio entre as equipes médicas.

“Indicações preliminares apontam que uma parte substancial das infecções ocorreu fora do contexto do tratamento do Ebola”, revelou a entidade.

 

Fontes:
O Globo-Mortos pelo ebola já somam quase 5 mil, segundo Organização Mundial da Saúde

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *