Início » Vida » Ciência » Quatro dicas para melhorar a memória
CIÊNCIA

Quatro dicas para melhorar a memória

Repetir e associar a nova informação são algumas das técnicas de memorização

Quatro dicas para melhorar a memória
É mais fácil se lembrar daquilo que você viveu com intensidade emocional (Pixabay)

Seja na hora de lembrar uma senha ou do nome de um novo conhecido, a mente costuma pregar peças. Por isso, sempre é bom conhecer técnicas de memorização.

A professora de Ciência Neural e Psicologia na Universidade de Nova York, Wendy Suzuki, deu quatro dicas de como melhorar a memória.

Repetição

Ao criar um novo hábito, surge um novo cabeamento neuronal, que vai atuar inconscientemente. Isso explica o motivo de ir ao trabalho de carro no fim de semana, quando, na verdade, você queria ir para outro lugar. Ou até mesmo, acordar cedo quando poderia dormir até mais tarde.

Associação

Segundo Chester Santos, o campeão de memória dos Estados Unidos, ele faz associações para se lembrar de listas de nomes, por exemplo. Então, quando conhecer alguém pela primeira vez, tente associar o nome da pessoa com alguém que você já conhece. Assim, será mais simples recordar o nome da pessoa.

Ressonância emocional

Você provavelmente lembra o que estava fazendo durante o atentado do 11 de setembro. Isso ocorre porque a zona emocional do cérebro, chamada de amígdala, é capaz de registrar sensações intensas. Logo, você consegue se lembrar com mais facilidade aquilo que viveu com intensidade emocional.

Novidade

O novo atrai o cérebro. Então, se você utiliza a imaginação e a criatividade, você vai conseguir memorizar com mais facilidade. É mais fácil se lembrar de palavras pintadas do que num documento de Excel, por exemplo.

 

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Daniela Villa disse:

    Melhor esquecer esse assunto.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *