Início » Internacional » Raúl Castro fará seu primeiro discurso na Assembleia-Geral da ONU
Avanço diplomático

Raúl Castro fará seu primeiro discurso na Assembleia-Geral da ONU

Será a primeira viagem do presidente cubano aos EUA e sua primeira participação no evento

Raúl Castro fará seu primeiro discurso na Assembleia-Geral da ONU
Castro discursará no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Barack Obama (Foto: Wikipedia)

O presidente cubano, Raúl Castro, fará sua primeira visita aos Estados Unidos para o seu primeiro discurso na 70ª Assembleia-Geral da ONU no próximo dia 28 deste mês, quando o evento terá início.

Castro discursará no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Barack Obama. Segundo a organização, seguindo a tradição, o Brasil abrirá o evento, com o discurso da presidente Dilma Rousseff. Depois, será a vez de Obama, seguido de Castro. No mesmo dia, também discursarão os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Irã, Hassan Rohani.

A presença de Castro no evento é mais um passo na reaproximação diplomática entre EUA e Cuba, após 50 anos de afastamento. Antes da retomada de laços, o governo de Havana enviava seu chanceler para discursar na Assembleia-Geral.

A última vez que Obama e Castro estiveram juntos em um evento diplomático foi em abril, no Panamá, durante a Cúpula das Américas. Foi o primeiro discurso de Castro no evento, no qual ele falou durante 40 minutos e, ao término, foi ovacionado pelos presentes.

Em agosto, os EUA reabriram oficialmente sua embaixada em Havana. A cerimônia de reinauguração foi presidida pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e pelo secretário de Estado americano, John Kerry.

Fontes:
Estadão-Raúl Castro discursará pela primeira vez na Assembleia-Geral da ONU

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *